Jornal DR1

Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China atrai público diverso no Theatro Municipal

Por David Antunes

Em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas Brasil-China, uma das mais prestigiadas formações de música clássica do mundo, a Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China (Chamber Orchestra of China National Symphony Orchestra – CNSO) se apresentou no dia 9 de setembro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e reuniu um público eclético. Na plateia, músicos, artistas, autoridades políticas e milhares de admiradores e amantes da boa música.  O Concerto de Abertura da turnê nacional contou com a participação especial de músicos brasileiros da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense e Orquestra Petrobras Sinfônica, numa demonstração da arte como linguagem universal e da cooperação entre os povos.

A Orquestra, que realiza mais de 40 apresentações por ano, também já se apresentou no Centro Nacional de Artes Performativas, Centro de Arte Oriental de Xangai, Ópera de Guangzhou, Sala de Concertos de Xinghai, Centro de Arte de Dadong, Wellington Opera House (Nova Zelândia), auditório Siri Fort (India), J&J Auditorium (Maurício) e Santa Cecília Hall (Itália).

Além disso, a Orquestra é “enviada diplomática cultural” em vários eventos formais para chefes de estado chineses e de outras nacionalidades, incluindo líderes dos Estados Unidos, Alemanha, Áustria, França, Rússia e Itália, construindo pontes culturais. 

A Orquestra de Câmara da Orquestra Sinfônica Nacional da China (CNSO) é uma das mais destacadas instituições de música de câmara da China. A iniciativa partiu de um grupo de músicos notáveis da Orquestra Sinfónica Nacional da China, empenhado em criar e proporcionar vivências em música de câmara através da excelência artística e da cooperação rigorosa dos seus membros.

A Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China é uma das mais prestigiadas formações de música clássica do mundo. Abrange extensas formas de performance, como quartetos de cordas, quintetos de sopros, trios de piano, conjuntos de metais, pequenas sinfonias e outras combinações de música de câmara. O repertório central inclui todos os períodos do Barroco ao presente. A Orquestra abrange obras-primas da música clássica, bem como música moderna e contemporânea. Para oferecer música diversificada ao público, a Orquestra participa ativamente em espetáculos de bem-estar público e na educação musical, empregando novas abordagens. 

A apresentação no Municipal teve  Mendelssohn, Haydn, Tchaikovsky, Piazzolla e clássicos chineses. Dez por cento (10%) dos ingressos foram distribuídos para Instituições, ONGs, escolas de música e da rede pública de ensino. A turnê da Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China, que também passa por Petrópolis, São Paulo e Brasília, é apoiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cultura e CNOOC Petroleum Brasil, produção Dellarte e corealização Interlúdio, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 19 NOV 24