Jornal DR1

Campanha de doação de itens de higiene e beleza visa mulheres em situação de vulnerabilidade

Brilho Solidário é uma iniciativa do movimento de empreendedorismo feminino Conquistando o Protagonismo – Mulheres de Sucesso

O que uma bolsa usada em bom estado carregada com absorventes íntimos, escova de dentes, pente de cabelo, miniespelho, produtos de higiene pessoal, batom e lixa de unha, pode significar para uma mulher em situação de rua? O resgate de (um pouco) de sua dignidade, segundo a campanha Brilho Solidário, desenvolvida pelogrupo de empreendedoras Conquistando o Protagonismo – Mulheres de Sucesso, movimento capitaneado pelo Sistema Cisbra-Caerj (Câmaras de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil e do Rio de Janeiro). A iniciativa estimula que cada participante do grupo separe uma bolsa do seu guarda-roupas – pode ser uma ecobag -, monte um kit e presenteie uma mulher em situação de vulnerabilidade.

“Devemos ajudar sempre e, com o Natal chegando, nada melhor do que transbordar bondade, especialmente a quem mais necessita. Um sorriso já tem muito valor para quem vive em vulnerabilidade social e econômica, quem está praticamente invisível na sociedade”, explica Nathalia Xavier, diretora Administrativa do Sistema Cisbra-Caerj e líder do Conquistando o Protagonismo. “Quem tá comigo nessa corrente do bem? Você pode inclusive colocar um lanchinho simples, uma garrafa de água filtrada e gelada dentro da bolsa ou o que mais você puder doar”, convoca

Conquistando o Protagonismo

Iniciado em 15 de dezembro de 2021, no Rio de Janeiro, como um workshop de gestão e negócios para empreendedoras, o Conquistando o Protagonismo contou com sete edições e um público total (presencial e online) de mais de 1.400 mulheres. O maior evento foi o último, realizado no dia 25 de outubro, com 212 mulheres presentes, lotando a Casa G20, e 700 participando de forma remota. O seminário integrou a programação oficial do Fórum G20 com os temas exportação de produtos e serviços e internacionalização de marcas. Ao longo de três anos, um grupo de WhatsApp foi criado, mulheres de diversas regiões do país se juntaram ao grupo, os laços se estreitaram e, além dos eventos, surgiram diversas iniciativas como a campanha Brilho Solidário.

“De lá do começo até aqui evoluímos muito, tanto em número de empreendedoras que aderiram ao grupo, como na compreensão do que representa o trabalho, da missão em si. Hoje, o Conquistando o Protagonismo não é mais um evento, mas um movimento de mulheres que buscam superar dificuldades estruturais – sejam elas os cuidados com a família, o preconceito, o pouco acesso ao conhecimento, entre muitos pontos – para alcançar seus sonhos. Estamos só no início, temos muito a fazer rumo ao sucesso de cada mulher”, pontua Nathalia Xavier. diretora Administrativa do Sistema Cisbra. Idealizadora do Conquistando, ela ressalta que a missão do grupo sempre foi promover a capacitação e o intercâmbio de conhecimento entre as empreendedoras.

As mulheres interessadas, podem participar do grupo de WhatsApp ou seguir o perfil do Instagram.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - INSPIRA AÇÃO - 10 JAN 25