Em 2019, a ex-atleta e campeã de MMA reconhecida mundialmente Erica Paes criou os projetos “Eu Sei Me Defender” e “Empoderadas”, direcionados às mulheres vítimas de violência doméstica no Rio de Janeiro. Os programas oferecem treinamento, cursos profissionalizantes e rede de apoio. Os projetos também contam com advogadas, psicólogas e assistentes sociais para um melhor acolhimento das mulheres assistidas.
Os projetos foram desenvolvidos diante da preocupante situação de vulnerabilidade que todas as meninas e mulheres enfrentam no dia a dia, sejam nos espaços domésticos ou públicos. “Eu Sei Me Defender” e “Empoderadas” têm o intuito de minimizar as diferenças, desafiar os limites e aproximar as realidades.
Além de incluir e atuar na prevenção, no enfrentamento da causa feminina e de todas as áreas sociais. Ao longo dos anos de existência, os projetos já atenderam mais de 120 mil mulheres em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Erica Paes iniciou a carreira no Jiu-Jitsu aos 12 anos. A ex-atleta e campeã de MMA reconhecida mundialmente pertence às precursoras na luta feminina. Assim como, é Faixa Preta de Jiu- Jitsu 5ª faixa, Faixa Preta de Luta Livre Submission, Instrutora de BOX, especialista em segurança feminina e prevenção, e enfretamento a violência contra meninas e mulheres.
A fundadora dos projetos, Erica Paes explicou sobre a criação dos projetos.
“Diante da triste realidade dos altos índices de violência contra mulheres, sempre tive vontade de repassar meus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Já fui vítima de violência doméstica e de duas tentativas de estupro que, felizmente, foram frustradas devido ao meu conhecimento técnico marcial. Então, vi no projeto uma oportunidade de ensinar essas técnicas para que outras mulheres aprendam a se defender também”, contou.
A campeã de MMA contou sobre o sentimento ao saber que faz a diferença na vida dessas mulheres.
“Eu não tenho como descrever o que eu sinto! Só sinto que ainda falta muito e que estamos apenas no começo. Agradeço aos meus amigos que me apoiaram sem ganhar nenhum salário”, disse Erica Paes.
Para as mulheres que desejam participar, bastam comparecer nos pólos localizados próximos aos bairros de suas residências. Podem também entrar em contato por meio do Instagram @empoderadas.rj e o telefone da base (21) 2334-3591.