Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

CARLOTA PORTELLA

Arquivo pessoal-reprodução

Por Marynês Meirelles

Dia 1º de setembro, Dia da Bailarina. Que dia significativo para nos despedirmos de um ícone da dança: Carlota Portella.

Ela, que já nasceu sob a influência da dança, pois veio ao mundo no dia 27 de abril, dois dias antes do Dia Internacional da Dança, 29 de abril! Maktub! Estava escrito!

A trajetória na dança teve início com a sua formação em balé clássico e depois, dedicando-se ao jazz. Em 1981 fundou a escola de dança Jazz Carlota Portella, onde permaneceu por mais de 30 anos. Criou ainda a Companhia de Dança Vacilou Dançou neste mesmo ano.

Foi jurada técnica do quadro Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão. Coreografou a abertura dos Jogos Panamericanos no Rio, em 2007, dentre tantos outros trabalhos de sucesso.

Carlota Portella tinha 74 anos. Morreu em sua casa em Teresópolis, na região serrana. 

Eu, como bailarina e aluna do Jazz Carlota Portella pude presenciar toda a sua criatividade, disciplina e comprometimento com a dança. Sua sócia, Thereza Mascotte, esteve a seu lado durante todo o tempo de Jazz Carlota Portella. Em 2022, Carlota Portella afastou-se da escola e Thereza resolveu continuar como escola de dança The Jazz.

Hoje estamos mais tristes, mas com a certeza de que a arte de Carlota Portella permanecerá para sempre.