Unidos do Viradouro entregou a Avenida para a apuração, que acontece na quarta-feira (14/02)
Para fechar com muito samba no pé, mais três escolas, de um total de seis, desfilaram pela Sapucaí com um jogo de brilho e cores nesta segunda (12/02). Após Mocidade, Portela e Vila Isabel darem um show na Avenida, foi a vez da Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Viradouro.
Prosseguindo com os desfiles, a Mangueira prestou homenagem aos 50 anos de carreira de Alcione, destacando a relação dela com as tradições culturais do Maranhão, bem como sua batalha para concretizar o sonho de se tornar cantora no Rio de Janeiro.
O tema do desfile da Mangueira ressaltou a importância da artista na descoberta de novos talentos. Utilizando canções de Alcione como fonte de inspiração, o desfile presta tributo a uma das estrelas da Música Popular Brasileira. A escola, realmente, mostrou para o que veio: “Aqui o samba não morrerá jamais”.
Já a Paraíso do Tuiuti trouxe à tona a trajetória de João Cândido Felisberto, conhecido como o “mestre-sala dos mares”. A escola mergulhou na vida do personagem, desde sua infância até sua ascensão como marinheiro de primeira classe na Marinha, culminando na traição que ele enfrentou.
Além disso, a Tuiuti abordou o descontentamento dos marinheiros, em 1910, com as péssimas condições de trabalho, os maus-tratos e os salários indignos, culminando em uma revolta após a ordem de chibatar um marinheiro acusado de introduzir cachaça no navio, episódio que foi vividamente representado na Avenida.
Por fim, a Viradouro encerrou o Carnaval 2024 na Sapucaí com o enredo ” Arroboboi, Dangbé”. A escola desfilou na Avenida com o desafio de mostrar a força da mulher negra, por meio do culto à cobra sagrada e sabedoria africana.
O tema do desfile abordou o poder do culto ao vodum serpente. O enredo faz referência à energia que emergiu desde batalhas épicas na Costa Oeste da África e que exerceu influência sobre os combates das guerreiras Mino, do reino de Daomé, guiadas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns, uma linhagem de mulheres selecionadas por Dangbé.
Após o momento tão esperado da apuração, na quarta-feira (14/2) o suspense chegará ao fim com o anúncio da escola campeã do Carnaval 2024. Os jurados terão a tarefa de avaliar uma série de quesitos, entre eles estão: Bateria, Harmonia, Samba-Enredo, Fantasia, Alegoria e Adereços, Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Comissão de Frente.