A melhor escola do Carnaval 2026 foi anunciada pelo júri do Estandarte de Ouro, e o título ficou com a Unidos do Viradouro. A agremiação de Niterói conquistou o principal prêmio da premiação com o enredo “Pra cima, Ciça”, que homenageou o mestre de bateria Ciça e destacou sua trajetória na Sapucaí.
Apontada como uma das favoritas ao campeonato oficial, a escola levou para a avenida um desfile marcado por forte identidade visual e valorização do personagem central do enredo. Ciça abriu e encerrou a apresentação, explorando o carisma que o consagrou no universo do samba.
Além do troféu de melhor escola do Carnaval 2026, a Viradouro também venceu na categoria Melhor Comissão de Frente. O prêmio de Melhor Mestre-Sala ficou com Julinho, representante da própria escola, ampliando ainda mais o destaque da vermelho e branco na premiação.
O formato de escolha contou com 14 jurados, que indicaram uma escola por noite do Grupo Especial. A Imperatriz Leopoldinense foi a finalista do domingo, a Viradouro representou a segunda-feira e a Vila Isabel foi a escolhida da terça-feira, compondo a disputa final.
Outras categorias também tiveram vencedores definidos. Igor Sorriso, do Salgueiro, recebeu o prêmio de Melhor Puxador. Já a Mangueira foi destaque com Cintya Santos, eleita Melhor Porta-Bandeira.
A Unidos da Tijuca levou o troféu de Melhor Bateria. A Paraíso do Tuiuti venceu como Melhor Ala das Baianas. E a Mocidade Independente de Padre Miguel conquistou o prêmio da Ala das Passistas.
Com o reconhecimento do Estandarte de Ouro, a Viradouro fortalece ainda mais sua posição na corrida pelo campeonato oficial, enquanto a expectativa cresce para o anúncio das notas finais que definirão a campeã da Sapucaí.



