A CASA BRASIL, apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, vai realizar uma programação diferenciada para as crianças e seus responsáveis nos sábados de janeiro, o mês das férias, dentro do Programa Público do espaço cultural. O projeto da artista Hevelin Costa – participante da exposição coletiva “Casa Brasil, a exposição” com a obra “Mãe Cansada” – tem como objetivo oferecer atividades para as crianças, enquanto os responsáveis aproveitam a programação gratuita ou simplesmente descansam. Qualquer responsável acompanhado de uma criança (faixa etária de 4 a 10 anos) pode participar. A primeira ação será nesta sábado (10), às 15h (veja a programação completa abaixo). As senhas serão distribuídas 30 minutos antes de cada atividade.
“O trabalho da Hevelin nos mobilizou no contexto da primeira exposição da Casa, com foco em brasilidade, pois não há como pensar na construção desse país sem o papel das mães. No contexto de um centro cultural, trata-se de pensar o lugar das mulheres, trabalhadoras das artes e das culturas que são mães ou já avós, como eu. É sempre uma dupla ou tripla jornada”, comenta Tania Queiroz, diretora da CASA BRASIL.
A artista aborda a questão do cansaço com o projeto “Mãe Cansada”, 2022, expressa por meio de uma camiseta vestida por ela com o título do projeto. Embora simples, a frase aborda a sobrecarga de trabalho experienciada pelas mulheres que são responsabilizadas quase exclusivamente pelo cuidado compulsório dos seus filhos.
“Penso que os espaços dos museus podem proporcionar algo para além do local de ocupar os filhos, porque em volta de uma criança a vida sempre acontece. A minha proposta rompe com o cuidado voltado exclusivamente para os filhos, possibilitando que adultos responsáveis saiam momentaneamente da vida massiva e encontrem um devir de relaxamento e brincadeira. É um gesto simples, mas carregado de camadas simbólicas e políticas”, declara a artista que tem um filho de oito anos.
Nova fase na história da Casa
A CASA BRASIL, centro cultural do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vive uma nova fase após sua reestruturação realizada em parceria com a V ARTE e viabilizada pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio oficial da Petrobras. Contemplada pelo edital Novos Eixos – Ícones da Cultura Brasileira, a iniciativa concorreu com mais de 8 mil propostas e foi uma das contempladas no Programa Petrobras Cultural e reafirma a missão do equipamento de valorizar a produção artística nacional, ampliar o acesso e colocar a brasilidade no centro de sua atuação.
“Estamos desenvolvendo um trabalho de brasilidade no espaço cultural, com valorização dos artistas e atraindo o público de uma forma geral. E atrações como essa, que vai trazer a família para o equipamento, traduzem bem o novo momento da CASA BRASIL”, afirma Jocelino Pessoa, diretor da V ARTE.
SOBRE CASA BRASIL, a exposição
Com curadoria de Aliã Guajajara, Cadu, Marcelo Campos, Jocelino Pessoa e Tania Queiroz, exposição “Casa Brasil, a exposição” apresenta trabalhos de 57 artistas de todas as regiões do país. A mostra representa uma pluralidade artística que marca a nova fase de um dos mais tradicionais equipamentos culturais do Corredor Cultural do Centro. No total, são 259 obras que representam os diversos estilos e riquezas da cultura nacional, selecionadas por meio de convocatória pública.
EXPOSIÇÃO “TARDE DO FAUNO”
O artista Arthur Chaves realiza a primeira individual da CASA BRASIL, apresentando a instalação inédita “Tarde do Fauno”. Seu trabalho envolve ocupações feitas com materiais têxteis, em que produz superfícies e volumes, que se relacionam com o território ao redor, memórias pessoais e a História da Arte. A partir da máquina de costura, tecidos e roupas, Arthur apresenta novas maneiras de pensar a pintura, o desenho e a escultura, criando pontes com o teatro e outras arrtes da cena, uma vez que o público é convidado a dialogar com suas personagens e paisagens.





