Jornal DR1

CBTE COMEMORA SUCESSO DA ISSF WORLD CUP RIO DE JANEIRO RIFLE / PISTOL 2023

Rio de Janeiro irá sediar em abril última seletiva olímpica para Paris 2024 

 

Pelo segundo ano consecutivo e durante oito dias, a ISSF World Cup Rio de Janeiro Rifle / Pistol reuniu alguns dos melhores atletas do tiro esportivo mundial, inclusive medalhistas olímpicos, campeões mundiais e classificados para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Ao todo foram 323 atletas representando 43 países de três continentes: América, Ásia e Europa. O sucesso da competição foi alcançado graças ao planejamento e ao profissionalismo do Comitê Organizador, que cuidou de cada detalhe, desde o desembaraço das armas na chegada e saída dos atletas, passando pelas áreas de transporte, alimentação e hospedagem.

 

O presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), da Confederación Sudamerica de Tiro (CST) e do Comitê Organizador da Copa do Mundo, Jodson Edington, ressalta a oportunidade de intercâmbio para atletas, técnicos, dirigentes e arbitragem. E destaca ainda o excelente trabalho desenvolvido pela equipe de arbitragem brasileira e internacional no evento.

 

O dirigente faz questão de agradecer a presença da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte, Marta Sobral; do Vice-presidente do COB, Marco La Porta; do Diretor de Esporte de Alta Performance do COB, Ney Wilson Perera; da Subsecretária Executiva da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Anna Laura Valente Secco; do presidente da ISSF, Luciano Rossi, do Secretário Geral da entidade, Willi Grill; e do Comandante do Destacamento Desportivo da Vila Militar, Coronel Da Rosa.

 

“A presença deles nos deu a oportunidade de mostrar mais uma vez a nossa capacidade técnica e a estrutura física das instalações do Centro Militar de Tiro Esportivo. Também comprovamos que temos recursos humanos para, junto com a equipe da ISSF, de realizar outras competições internacionais como a ISSF Final Olympic Quaification Championship Rifle / Pistol em abril de 2024, última classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris”, comemora o dirigente, ressaltando ainda a cobertura da mídia e a transmissão ao vivo das finais da competição no canal do Time Brasil no YouTube.

O presidente afirma que a realização da ISSF World Cup Rifle / Pistol no Brasil pelo segundo ano consecutivo só foi possível graças ao apoio e a confiança de órgãos e entidades federais e patrocinadores.

“A parceria com o Ministério do Esporte, somado ao apoio do Comitê Olímpico do Brasil, do Exército Brasileiro, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e da Via Connect Viagens e Turismo comprovam a confiança que todos têm na CBTE e no nosso trabalho”, finaliza.

Itália lidera quadro de medalhas 

Depois de cinco dias de prova, dez finais e 30 medalhas distribuídas, a Itália terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas: duas de ouro e uma de bronze (três no total). A China ficou na segunda posição com uma de ouro, quatro de prata e três de bronze (oito). Hungria e Noruega dividiram a terceira colocação com uma de ouro, uma de prata e uma de bronze (três). Três países finalizaram empatados em quinto: França, Alemanha e Índia, com uma de ouro e uma de prata (duas no geral).

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24