Jornal DR1

Cedaps intensifica trabalho de prevenção contra o HIV/AIDS junto às comunidades em todo o Brasil

Dia Mundial da luta contra a Aids é comemorado no dia 01/12

 

No próximo dia 01/12, é o Dia Mundial da luta contra a Aids. Em todo o país, várias ações acontecem não somente na data, como em todo o mês `Dezembro Vermelho´, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, com o objetivo de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Segundo o Unaids, programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, em 2022, havia 39 milhões de pessoas no mundo com o HIV. Destas, 1,3 milhão eram recém-infectadas e 630 mil morreram de doenças relacionadas à Aids. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2011 e 2021, um total de 52.513 jovens com HIV, de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, evoluíram para a Aids.

Desde 1993, o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) desenvolve projetos de prevenção das IST, com destaque para o HIV / Aids, com foco no potencial de ação social presente em territórios populares. Por meio da sua Frente Prevenção e Cuidado, o objetivo é contribuir com a disseminação de conhecimento em comunidades de todo o Brasil e criar uma cultura de prevenção.

A Rede de Comunidades Saudáveis (RCS), movimento criado pelo CEDAPS, recebe assessoramento técnico e sua atuação é voltada para articulação de lideranças comunitárias envolvidas na luta cotidiana pela promoção de saúde e a qualidade de vida em favelas, periferias, quilombos e aldeias. São 218 organizações, grupos e iniciativas que desenvolvem ações voltadas à prevenção das doenças, nos territórios com vulnerabilidade, por todo o Brasil.

‌Para Wanda Lucia Guimarães, cofundadora do CEDAPS, assistente social e coordenadora geral da Frente de Prevenção e Cuidado da entidade, o trabalho de prevenção o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis com pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, é fundamental, mas deve ser feito durante todo o ano.

“O Dezembro Vermelho é um mês muito importante para quem trabalha com prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, mas é um assunto que deve ser tratado sempre. O CEDAPS colabora com a capacitação de lideranças comunitárias / agentes multiplicadores de informação em todo o Brasil, por meio de oficinas e ações, para que possam disseminar conhecimento nos locais onde moram. A partir daí, os líderes elaboram estratégias para implementar práticas nos seus territórios, da melhor maneira possível. As pessoas precisam saber que o uso do preservativo é importante para se prevenir contra o HIV, mas também é fundamental que saibam também que o SUS disponibiliza um medicamento para a prevenção do HIV (PrEP e PEP). Infelizmente, nem todo mundo tem acesso ao conhecimento, principalmente quem vive em situação de vulnerabilidade. Precisamos fazer com que isso chegue em toda a população brasileira. Esse é um dos nossos objetivos”, alerta Wanda.

Medicamentos de prevenção do HIV

PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV – São comprimidos (tenofovir + entricitabina) que devem ser tomados antes da relação sexual, que permitem que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

 

PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) – É uma medida de prevenção urgente que só é utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis. São medicamentos ou imunobiológicos que reduzem o risco de adquirir essas infecções e devem ser utilizadas em situações onde exista a ameaça de contágio, como: violência sexual; relação sexual sem o uso de camisinha e acidente ocupacional.‌

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded