Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Centro Carioca Artur da Távola: a música é para todos

Por Franciane Miranda

Um lugar especial localizado no coração da Tijuca. Um passeio inesquecível pelos encantos da música sentida em todas as suas expressões. Inaugurado em 2007, o Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola (CRMC) oferece uma experiência inesquecível para quem quer conhecer mais sobre um bom som carioca, claro!

O projeto dirigido por Rubens Kurin oferece uma experiência cultural única ao público. Uma caminhada que une a memória da música envolta aos diversos gêneros musicais, aliada às pesquisas que agregam muito conhecimento aos visitantes e participantes desta bela mansão construída em 1921. Sua missão é documentar toda sua história com uma reflexão científica e social para que futuras gerações possam apreciar esse legado.

O CRMC dispõe de espaço para espetáculos, exposições, oficinas de música, salas de aula para cursos e local para realização de workshops, entre outros projetos incríveis. Não poderia deixar de destacar o lindo auditório para mais de 150 pessoas, Maestro Paulo Moura, em homenagem ao brilhante músico paulista. Um ambiente para agregar valores e conhecimento para todas as idades.

Localizado em uma bela casa com arquitetura sinuosa, o casarão foi tombado pelo Patrimônio Histórico. A obra durou quase dois anos e hoje possui a missão de levar mais cultura aos cariocas e turistas da cidade. O lugar é administrado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura.

Um importante empreendimento que, além de preservar o patrimônio da nossa cidade maravilhosa, oferece mais qualidade de vida para população. Um local para relaxar e multiplicar os canais de ingresso à cultura. Um passeio educativo e cheio de surpresas, onde diversos estilos musicais: samba, hip hop, rock e funk se encontram para unir de maneira democrática, interativa e acessível todos que queiram se conectar com o universo musical.

Quem nunca ouviu falar que o mundo sem música não tem graça? Uma casa para todos os públicos e idades. Não importa se você possui o dom ou não, o projeto acolhe a todos que queiram usar a música como instrumento de transformação e crescimento das pessoas. Ela é um patrimônio de todos nós e o Centro é uma excelente forma de incluir, contar e preservar, de maneira autêntica e irreverente, a história da música carioca. Confere lá!

Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824. Aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho