O imóvel foi inaugurado em 1922, com as linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século, construído para sediar uma escola do Lloyd Brasileiro. Mas isto não ocorreu e o prédio foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios.
A inauguração oficial do Centro Cultural Correios aconteceu em agosto do ano seguinte, com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93. Desde então, o Centro Cultural Correios vem marcando a presença da instituição na cidade com promoção de eventos em áreas diversas, como teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e demais atividades voltadas à integração da população carioca com formas variadas de expressão artística.
Suas instalações, adequadas à realização de diversificada programação, ocupam integralmente os 3.480m2 da área do prédio. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro é dotado de três pavimentos interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno.No andar térreo, está localizado o Teatro com 320 m² e capacidade para 199 pessoas.
Também no térreo há uma Galeria de Arte para pequenas mostras. No segundo e terceiro pavimentos, estão localizadas dez salas de exposições, com infraestrutura e iluminação propícia a eventos de grande porte.
Atualmente, o local está recebendo grandes exposições gratuitas, como a ‘Arte Alerta VI’, que ficará em cartaz até 28 de janeiro. O público pode visitar de terça a sábado, das 12h às 19h. Nesta sexta edição do Arte Alerta, 16 artistas que integram o Atelier Baluarte com a direção de Luiz Badia, do Rio de Janeiro, exibirão suas pinturas com diferentes mensagens sobre a sensível questão de preservação do entorno, questionando a postura da humanidade em relação à Natureza e à Vida.
Como também, a exposição ‘O Amargo do Açúcar’, apresentada por Roulien Boechat, onde traz personagens dos cabarés e bares luxuosos do Recôncavo Baiano dos senhores de engenho, pintados pelo artista no escuro, utilizando a luminotécnica.
O Centro Cultural dos Correios está localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20 no Centro. Para conferir as exposições basta acessar o site (https://www.correios.com.br/educacao-e-cultura/centros-e-espacos-culturais/centro-cultural-rio-de-janeiro).