Jornal DR1

Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, prorroga visita às exposições “Dragão Floresta Abundante” e “Toda Noite” até 14 de julho 

Devido ao grande sucesso de público, o CCJF vai estender os dias de exposição das mostras que estavam previstas para terminar no dia 30 de junho;

Em abril, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e o Instituto de Pesquisa e Promoção à Arte e Cultura (IPAC) uniram forças para lançar um programa expositivo que promete trazer grandes mostras de arte brasileira às galerias do prédio histórico do Centro Cultural, localizado na Cinelândia, berço da cultura do Rio de Janeiro.

Essa trajetória foi iniciada com duas mostras individuais dos artistas Christus Nóbrega e Vicente de Mello, com suas respectivas exposições: Dragão Floresta Abundante e Toda noite. Nos dois primeiros meses de realização, o CCJF recebeu cerca de 22.470 pessoas que, entre outras atividades oferecidas no local — entre elas peças, shows, cafeteria e biblioteca —, tiveram a oportunidade de conferir as mostras, fazendo delas um genuíno sucesso. Por conta disso, o CCJF resolveu estender as visitas às exposições — que terminariam, a princípio, no dia 30 deste mês —, até o próximo dia 14 de julho.

A prorrogação é, sem dúvida, uma boa notícia para os visitantes, que poderão, inclusive, conferir o novo 2º andar do prédio histórico bem adaptado e reestruturado para as artes visuais.  

Mais sobre as exposições

Christus Nóbrega, ou Lóngpènsẽn – que, em português significa “Dragão Floresta Abundante” – foi o primeiro artista brasileiro convidado para uma residência de três meses na Central Academyof Fine Arts (CAFA), em Pe­quim, dentro de um programa desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A mostra Dragão Floresta Abundante, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, é o resultado desse tra­balho e da vivência do artista na China. Já Vicente de Mello, em comemoração aos seus 33 anos de carreira artística, reúne, na mostra Toda Noite, 13 séries emblemáticas de seu sofisticado trabalho de experimentação fotográfica em distintas técnicas e criações. Segundo o artista, a exposição parte da premissa de que é possível perceber, nas séries fotográficas presentes nas cinco salas do CCJF, um modo contínuo de formas em que não se encontra o dia. “Se chama ‘Toda Noite’ pelo tom soturno, de melancolia…meio planar, noturno. O tempo vai passando e você nunca consegue ver o sol raiar, tudo nunca sai do seu próprio tempo”, explica Mello.

Já Nóbrega, ao falar sobre a inspiração para suas peças, destaca que foi para a China na busca de um livro chinês intitulado Empório Celestial dos Conhecimentos Benévolos, uma obra citada pelo escritor argentino Jorge Luis Borges em um de seus contos. Ao falar sobre isso, o artista explica que, como Borges é um grande ficcionista, não fica claro se esse livro realmente existe (ou existiu) fisicamente. Contudo, para Nóbrega, isso importava menos do que a experiência vivenciada nessa jornada artística e cultural única. “A partir daí, eu ia conhecendo as pessoas e convidando-as a me ajudar a procurá-lo. Elas, gentilmente, passavam um dia comigo, íamos a bibliotecas para tentar achar essa obra. Em paralelo, eu ia conhecendo a China por meio de seus moradores, que se dispunham a partilhar a cultura chinesa comigo”, conta. Ele destaca que esse trabalho está materializado na principal instalação da mostra chamada Empório Celestial dos Conhecimentos Benévolos, na qual descreve como ‘um livro’ de madeira de 2m de altura por 8m de comprimento em que as pessoas podem literalmente entrar e contar sua própria história.

SERVIÇO:

Exposições ‘Dragão Floresta Abundante’ e ‘Toda Noite’

Data: de terça à domingo, até dia 14 de julho de 2024

Horário: das 11h às 19h

Local: galerias de arte do 1º e 2º andares

Ingressos: gratuito

Centro Cultural Justiça Federal • CCJF

Avenida Rio Branco, 241 – Cinelândia, Centro • Rio de Janeiro (há possibilidade de entrada pela Rua México, 57)

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded