Chefe do Comando Vermelho na Zona Sudoeste do Rio morre em confronto com a Draco
Pierry Sá da Silva, conhecido como PQD e apontado pela Polícia Civil como uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV) na Zona Sudoeste do Rio, morreu nesta terça-feira (18) após um confronto com agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE), na Gardênia Azul.
As investigações da especializada indicam que PQD era o responsável pelas ofensivas de expansão territorial da facção. A polícia o considera o articulador de criminosos envolvidos em disputas por áreas de influência e ataques contra grupos rivais.
A Gardênia Azul era o principal território de atuação de Pierry. Além disso, ele mantinha influência sobre pontos de venda de drogas na própria comunidade e na Cidade de Deus, conforme aponta a Polícia Civil.
Expansão do CV e o papel de PQD
De acordo com a Polícia Civil, PQD integrava a chamada Equipe Astro, um grupo ligado à estrutura de guerra do Comando Vermelho. A função atribuída a ele era de liderança operacional, com participação direta na mobilização de integrantes da facção para confrontos e ofensivas territoriais.
O nome de PQD também surgiu em investigações sobre conflitos em Curicica, Camorim e Asa Branca. Ele era suspeito de participar de tentativas de avanço sobre Rio das Pedras, uma área considerada estratégica pela facção.
Confronto na Gardênia Azul e prisão de comparsa
Os agentes da Draco/IE localizaram PQD durante uma ação na Gardênia Azul. Segundo a instituição, houve troca de tiros durante a abordagem. O suspeito foi atingido e levado para uma unidade de saúde, onde não resistiu aos ferimentos e morreu.
Na mesma operação, outro integrante do grupo foi preso. O homem, que possuía um mandado de prisão em aberto por roubo, era procurado pela Justiça.





