Jornal DR1

Chegam ao Brasil as primeiras doses da vacina do SUS contra a dengue

Ministério da Saúde vai priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

A primeira remessa da vacina contra a dengue que será disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil no sábado (20). No lote, vieram 750 mil doses das 5,2 milhões que foram adquiridas pelo governo brasileiro do laboratório japonês Takeda Pharma, sem cobrança. O restante deve ser entregue gradualmente até novembro.

De acordo com nota divulgada anteriormente pelo Ministério da Saúde, a vacinação está prevista para começar em fevereiro. Na segunda-feira (15), a pasta havia informado que a prioridade era vacinar crianças e adolescentes da faixa etária de 6 a 16 anos, seguindo a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Contudo, o Ministério da Saúde definiu o público-alvo em que pessoas de 10 a 14 anos que moram em cidades com mais de 100 mil habitantes serão prioridade. Segundo o órgão federal, essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas. A expectativa é imunizar cerca de 3 milhões de pessoas em território nacional em 2024.

A Takeda, empresa responsável por produzir a vacina conhecida como Qdenga, prevê a disponibilização aproximadamente 5,2 milhões de doses. No entanto, esse número seria menor em volume de pessoas imunizadas, já que o esquema vacinal requer a aplicação de duas doses.

A decisão sobre a faixa etária foi tomada na reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI). Com relação à distribuição do imunizante, o comitê técnico do Ministério da Saúde ainda verifica com estados e municípios para criar estratégias. A ministra da Saúde, Nísia Trindade informou que a lista com o cronograma e os municípios incluídos será divulgada nos próximos dias.         

A Qdenga recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023 e foi incorporada ao PNI. No ano passado, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos de dengue e 1.094 mortes. Já neste ano, os casos ultrapassam os 10 mil.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded