Jornal DR1

Cidadão Consciente

Se os leitores me permitirem, gostaria de inaugurar essa coluna fazendo uma pergunta: Mesmo sabendo da situação caótica de violência, caos na saúde pública, desemprego e extrema corrupção, você ainda tem esperança de que o Rio de Janeiro supere essa situação?

Apesar de tudo acredito que a ampla maioria da população do Rio responderá sim, nós temos esperança!

A maior de todas as injustiças é tirar das crianças e jovens seus sonhos; dos adultos e idosos a esperança.

O povo do Rio é um povo forte, alegre, naturalmente otimista e que contagia todo esse Brasil com sua simpática irreverência e capacidade de superação.

Porém, a cada dia que se passa, recebemos golpes fortes, violentíssimos contra nossa esperança. Não fazem a muitos anos ao assistir um noticiário matinal via em um presídio do Rio de Janeiro uma imagem lamentável que não nos deixa orgulhosos, (não faço aqui análise de culpa e sim do cenário) lá estavam três ex-governadores de nosso Estado, deputados e secretários, homens e mulheres que deveriam ser os exemplos de mais alta de integridade o modelo de cidadãos, agora presos. No mesmo instante lembrei-me da crônica de Carlos Drummond de Andrade “Pelas notícias de ontem, publicadas hoje, devemos temer o jornal de amanhã.” de fato, a cada dia que passa ficamos mais temerosos em relação ao futuro, será que as coisas ainda irão piorar de maneira que as notícias dos jornais serão ainda mais catastróficas do que as atuais?

Se essas notícias fossem a limpeza que dá início a cura de uma ferida que venham, mas que tenham fim. Porém a impressão que temos e que o fim não está próximo pois, após aquelas notícias, um Ex-Presidente foi preso o Governador do Rio sofreu Impeachment, Deputados e Vereadores envolvidos em escândalos um espiral sem fim.

Sei de sua indignação que também é a minha, porém, além da indignação, temos que, separar a ilusão da boa intenção, e verdade da mentira e assumir o papel mais importante em um Estado democrático republicano, o de cidadão consciente.

Mesmo que os políticos que fizeram tanto mal ao país, não sejam ao seu ver corretamente punidos pela justiça ou que não tenham recebido uma punição na proporção que você gostaria, não perca a esperança, pois você tem em suas mãos o que há maior valor para eles, o seu voto. Tirando esse valioso bem dos maus políticos você impedirá que eles perpetuem suas maldades. Pois afinal, Nós somos o Estado. Falaremos sobre isso na próxima coluna.

Pense nisso!

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24