Jornal DR1

Cinco trilhas de leves a moderadas para fazer na cidade maravilhosa 

As trilhas para aproveitar com toda família, incluindo as crianças

Morro da Urca 

Iniciada na Praia Vermelha ao lado da Praça General Tibúrcio, a famosa trilha situada no bairro da Urca, na zona sul, passa pela pista Claudio Coutinho. Após passar pela pista, a trilha para o cume do Morro da Urca começa. Com escadaria de troncos íngremes no início, o ideal é evitar os dias de chuva e pós chuva. Então, fique de olho na meteorologia para aproveitar da melhor maneira! Logo após dos degraus, a rota permanece uma inclinação leve. Com seus 40 minutos de trajeto, a trilha é bem sinalizada e possui uma vista espetacular. 

Açude do Camorim  

O trajeto Açude do Camorim é dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, situado na zona oeste do Rio. Um ponto de referência para a entrada do parque é a capela São Gonçalo Amarante, na Estrada do Camorim. Depois de avistar a capela, siga em frente à esquerda até o final da rua. 

Em uma imersão na natureza, você terá alguns pontos que mostrarão a história do local durante a trilha. Mas fique atento, o único local permitido para banho é na cachoeira do Camorim. A caminhada tem a duração estimada de 1 hora e é uma ótima para se reconectar com a natureza. 

Pedra Bonita 

Situada no famoso Parque Nacional da Tijuca, a trilha da Pedra Bonita tem a vista para São Conrado, partes da Zona Sul e também para a Barra da Tijuca. Possui uma caminhada de mais ou menos 50 minutos, que tem seu início no Setor C no Parque Nacional da Tijuca. Dentro da mata você caminhará por pedras e terras até chegar em uma vista fenomenal. O trajeto é considerado como seguro pelo monitoramento do parque. Porém lembre-se de levar água, frutas e a alma para recarregar as energias. 

Cachoeira dos Primatas 

A trilha, que também é localizada no Parque Nacional da Tijuca, fica no final da Rua Sara Vilela. Ela é bem sinalizada, com setas e pegadas pelo trajeto, mas fique atento às bifurcações. A trilha dura em torno de 30 a 40 minutos de belezas naturais impressionantes. No final da rota, você terá o privilégio de desfrutar da cachoeira dos Primatas, que correm as águas do Rio Algodão.

Parque da Catacumba 

Localizada aos arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas, a trilha fica dentro do Parque Natural Municipal da Catacumba. A rota tem em sua extensão diversos monumentos à céu aberto, ao fim da caminhada você terá a oportunidade de observar vários pontos turísticos do Rio de Janeiro através do Mirante Sacopã e Mirante do Urubu. O trajeto tem a duração de mais ou menos 1 hora. 

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24