Jornal DR1

“Cine Jardim” se torna ponto de encontro na Pequena África para exibição de filmes

Com curadoria de Dom Filó, evento mensal e gratuito exibe filmes que promovem diálogos sobre questões educativas, políticas e sociais

“As exibições de filmes na mostra do Cine Jardim são de grande importância no combate à invisibilidade da memória negra em nosso país. Estar no território da Pequena África potencializa mais ainda essa caminhada”, destaca Dom Filó, responsável pela Cultne.TV — a primeira televisão brasileira 100% dedicada à cultura negra — e curador dos filmes exibidos no “Cine Jardim”, que será realizado neste sábado (19), a partir das 18h30. Após a exibição dos filmes, será realizada uma roda de conversa com Dom Filó e Rafaela Pinah, fundadora do Coolhunter Favela.

O evento gratuito, realizado no Jardim Suspenso do Valongo, acontece mensalmente, exibindo filmes que celebram o protagonismo de pessoas negras, LGBTQIAAPN+ e PcDs. Também oferece churros e pipoca gratuitamente. Basta adquirir o ingresso no Sympla. 

Em meio à crescente urbanização da região portuária, que carece de equipamentos voltados ao desenvolvimento cultural, o Cine Jardim tem se tornado um ponto de encontro onde as pessoas podem se reunir, compartilhar experiências e vivenciar o cinema, como destaca Thiago Viana. “Esse evento surge como uma alternativa a essa carência na Pequena África. A ideia de criar um espaço dedicado ao cinema e às artes dramáticas é fundamental para fomentar a cultura local e oferecer uma alternativa de entretenimento e reflexão para a comunidade.”

Neste sábado, a primeira exibição será do curta-metragem “De Dentro do Quarto”, dirigido por Paula M. Urbinati, que convida o público a explorar o mundo pelos olhos de uma criança. O curta narra a trajetória de um garoto que desperta em um quarto sem lembranças, mas que, aos poucos, ganha coragem para descobrir o que há do lado de fora. “A principal mensagem do curta é ‘não ter medo de enfrentar o desconhecido’”, comenta Paula. Depois, o curta exibido será “O Tempo é um Pássaro” de Yasmin Thayná, que retrata a busca de pertencimento de Zuri, uma personagem que tenta reencontrar sua identidade cultural. 

Surgindo como um projeto que além de proporcionar entretenimento, pretende ser um espaço de diálogo e reflexão sobre questões educativas, políticas e sociais, o projeto “Cine Jardim” é realizado desde maio, mensalmente, sempre no terceiro sábado do mês. Thiago reforça a importância da iniciativa ao destacar o papel transformador do cinema: “Acreditamos que as histórias contadas nas telonas têm o potencial de provocar reflexões, risadas e, acima de tudo, promover um senso de pertencimento. Esperamos que todos possam se juntar a nós para essa celebração da sétima arte, desfrutando dos filmes, do convívio e da troca de experiências”, conclui.

SERVIÇO:

CINE JARDIM

Data: 19 de Outubro (todo terceiro sábado de cada mês, até dezembro)

Local: Jardim Suspenso do Valongo

Endereço: Rua Camerino, Sn, Centro (em frente ao número 48)

Horário: 18h30

Ingresso: Gratuito

Link para adquirir o ingresso: Sympla (De Dentro do Quarto), (O Tempo é um Pássaro