Projeto promove exibições de filmes realizados por mulheres cis e trans, proporcionando debates e reflexões sobre temas sensíveis na região metropolitana do Rio de Janeiro
Cine & Manas, um projeto de exibição e distribuição de filmes nacionais realizados por mulheres, está de volta à Zona Oeste do Rio de Janeiro com o premiado filme “Medusa”. A primeira exibição acontecerá no dia 25 de maio, às 18h, em Campo Grande, na Casa Bosque. O suspense brasileiro, escrito e dirigido por Anita Rocha da Silveira, já conquistou diversos prêmios, incluindo Melhor Direção no Sitges Film Festival, Melhor Filme no Tromsø Int. Film Festival, Prêmio Especial do Júri no IndieLisboa, Melhor Filme Internacional no Raindance Film Festival e Menção Honrosa no Palm Springs Int. Film Festival.
“Medusa” se passa num futuro distópico e conta a história de Mariana, interpretada por Mari Oliveira, uma jovem que faz parte do grupo “Preciosas do Altar”. Durante o dia, elas cantam hinos de louvor na igreja do pastor Guilherme, papel de Thiago Fragoso, e à noite formam uma espécie de milícia, agredindo violentamente mulheres que não são submissas aos homens nem devotas de Deus. A escolha desse filme para abrir o circuito de exibições do Cine & Manas na Zona Oeste foi feita em conjunto com agentes culturais da região.
“A partir de reuniões de reconhecimento do território, escolhemos exibir ‘Medusa’, pois o filme faz uma fabulação crítica sobre temas sensíveis como a força política e o fundamentalismo religioso, que permeiam todo o estado do Rio de Janeiro, mas ganham ainda mais relevância na Zona Oeste”, explica Helena Claro, uma das curadoras do projeto.
Além da exibição do filme, o evento contará com um debate, proporcionando ao público a oportunidade de refletir e compartilhar ideias sobre os temas abordados. Essa discussão enriquecedora amplia a experiência cinematográfica e se torna ainda mais relevante ao ser realizada nessa região da cidade, onde há uma diversidade socioeconômica-cultural significativa.
O Cine & Manas é um projeto itinerante que realiza exibições de filmes nacionais dirigidos por mulheres cis e trans desde 2017. Além de Campo Grande, já foram realizadas sessões em outros bairros da cidade, como Paciência, Bonsucesso, Niterói e Rio Bonito. No ano passado, em decorrência da pandemia de COVID-19, foram promovidas sessões online com o incentivo da Lei Aldir Blanc.
O projeto conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca, e apoio da Riofilme. Confira a programação completa do Circuito Zona Oeste 2023 do Cine & Manas:
- Casa Bosque/Campo Grande: 25/05, 20/07 e 21/08 às 18h
- Areninha Carioca Sandra de Sá (Santa Cruz): 24/06 às 17h
- Areninha Carioca Hermeto Pascoal (Bangu): 21/08 às 18h
- Arena Carioca Gilberto Gil (Realengo): 25/10 às 17h
- Arena Carioca Abelardo Barbosa (Pedra de Guaratiba): 18/11 ás 17h