Diretor e produtor Paulo Castello comenta sobre a ascensão do cinema gospel
Quem diria que uma categoria até então não muito proeminente no mercado, teria seus filmes e séries entre os Top 10 mais assistidos e avaliados pela crítica? Indo muito além da ficção, ação, suspense e drama, a categoria gospel está ganhando cada vez mais espaço entre os favoritos no mundo cinematográfico, segundo os próprios números das bilheterias e relatórios dos streamings das principais exibidoras e operadoras do Brasil e do mundo.
Atualmente temos visto diversas empresas cinematográficas de filmes cristãos surgindo e crescendo no Brasil e no mundo. É o que confirma Paulo Castello, diretor e produtor da Alive Media Content, situada no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No ano passado, ele lançou o longa “A Jornada”, filme cristão, que teve uma pré-estreia de sala cheia em sessão exclusiva a convidados no UCI, no Jardim Botânico.
A produção independente viajou do Rio de Janeiro para concorrer a premiações de destaque no mundo todo, e venceu em Londres, Canadá, Bolívia e Cannes. E a volta foi com a “bagagem cheia”, segundo Paulo. “Vencemos 4 prêmios internacionais e tivemos outros 8 títulos de finalistas”, o que trouxe muita visibilidade não apenas para a Alive, mas também para o diretor e produtor. Na estrada, ele acumula 39 anos de trabalhos que deixaram marcas sólidas, como por exemplo, os projetos de implantação das duas maiores TVs cristãs da América Latina nos últimos 20 anos, que dirigiu no Rio de Janeiro. “São trabalhos que nos dão suporte e portas abertas para o investimento no que sabemos fazer”, disse Paulo.
O diretor e produtor que também é cristão comemora o sucesso do longa mas já tem outras produções no trilho. “A gente está dando entrada em 2 novos projetos no Brasil, já está com uma série pronta de 6 episódios em fase de negociação com distribuidoras, e pré-produzindo um longa nos Estados Unidos, com 2 outros na fila por lá. A nossa expectativa é produzir conteúdos importantes que, nos telões e nos streamings possam fazer diferença na vida das pessoas, para o bem. Certamente uma proposta bem diferente do que vinha se mostrando como única e sem alternativas, no cinema ao longo dos anos”, diz Paulo a respeito dos futuros projetos.
A exemplo de todo o sucesso esperado na linha do gospel, o filme cristão “Lifemark”, que aborda a questão pró-vida, entrou na lista global dos 10 melhores da Netflix e alcançou o primeiro lugar em vários países entrando ainda nos serviços de streaming cristão e outras plataformas. Além desses, títulos como “Mais que Vencedores”, “Quarto de Guerra”, “Movimento de Jesus”, “Até o Último Homem” e “The Chosen” (Os escolhidos), agora “A Forja – o poder da transformação” dos irmãos Kendrick, bateu 78% da bilheteria internacional.
Sobre o aumento da visibilidade das produções gospel, Paulo finaliza: “A gente observa que tem muita gente buscando esse tipo de conteúdo hoje. Coisas com valores cristãos, com mensagens cristãs, que é exatamente o que a população está sedenta de ouvir, para se aproximar de Deus. Para mim, existe um momento único na história do mundo que estamos vivendo neste momento, onde as pessoas buscam o real, o valoroso, o caminho certo, o farol, e não mais um simples entretenimento, quase sempre distorcido e desprovido do DNA do Criador”, finalizou.