Jornal DR1

 Cinema Presente leva filme ao ar livre para Cosme Velho e São Gonçalo, no Rio de Janeiro

O Cinema Presente na Praça, aprovado na Lei Paulo Gustavo (LPG SECEC), visa democratizar o acesso ao cinema com projeções gratuitas em várias cidades, celebrando a cultura brasileira e o protagonismo nacional

Vem aí mais uma edição do CINEMA PRESENTE NA PRAÇA! Projeto que oferece exibições gratuitas de cinema com filmes ao ar livre em espaços públicos, livre para todas as famílias. Além disso, contará com Oficina Audiovisual com a participação de 20 alunos de escolas públicas. O evento ocorrerá nos fins de semana , com as primeiras sessões ocorrendo no Cosme Velho na Quinta-Feira (07/11) na quadra da camunidade do Cerro Corá, e em São Gonçalo na Sexta (08/11), Sábado (09/11) e Domingo (10/11), promovendo a difusão do cinema nacional com capacidade para até 300 pessoas por sessão. O evento conta com a mesma excelente produção da FG3 Entretenimento e curadoria da Flores&Filmes.

O Projeto Cinema Presente é executado com recursos aprovado na Lei Paulo Gustavo (LPG) pela SECECe com apoio da Cervejaria Cidade Imperial, visando democratizar o acesso ao cinema com projeções gratuitas em várias cidades do estado do Rio de Janeiro.

O CINEMA PRESENTE NA PRAÇA nasceu em 2020, promovendo acesso gratuito à cultura cinematográfica em comunidades locais. Cinema itinerante a céu aberto realizado nas praças das cidades, com sessões de cinema ocupando os espaços públicos, acompanhadas de atividades educativas e debates. Exibição com alta tecnologia, com grande Telão de LED de alta definição (6mx3m) e sistema de som de cinema, a mostra proporciona uma experiência imersiva e envolvente para o público. Além disso, busca fortalecer os laços comunitários, promover a inclusão social e valorizar espaços emblemáticos da região. O “Cinema Presente na Praça” busca democratizar o acesso à arte cinematográfica, enriquecendo a vida cultural das comunidades atendidas com filmes nacionais.
 

O projeto “CINEMA PRESENTE” tem como princípio a inclusão sociocultural por meio do acesso a experiência do cinema, que o acesso seja impossibilitado por questões sociais ou mesmo por nem existirem salas de cinema na cidade. O principal objetivo do projeto é a FORMAÇÃO DE PLATEIA, reforçando a importância da arte no desenvolvimento coletivo, como projeto formador de cidadania para população, com democratização social de acesso e acessibilidade para todos. Cinema Presente pra toda gente!
 

A FG3 Entretenimento tem orgulho pelo reconhecimento do Ministério da Cultura (por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural) e Governo Federal, do projeto “CINEMA PRESENTE” receber o Certificado de Ponto de Cultura pelos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014), comprovando que o projeto desenvolve e articula atividades culturais, e contribui para o acesso, e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.
 

“A democratização do cinema brasileiro é essencial para garantir que as diversas vozes culturas de um país continental, sejam representadas e acessadas de maneira ampla. Possibilitando que diferentes grupos sociais, especialmente aqueles historicamente marginalizados, participem da produção de conteúdos audiovisuais”, explica Felipe Flores, Idealizador e Diretor Geral do Ponto de Cultura Cinema Presente.

Oficina Audiovisual

Nesta edição do Cinema Presente, antes de iniciar as sessões de filmes, alunos de escolas públicas poderão criar suas próprias obras audiovisuais, que serão apresentadas em um telão. 20 alunos da rede pública terão uma hora de aula teórica e uma hora e meia de aula prática.
 

Essas oficinas promovem a criatividade, a expressão pessoal e a comunicação eficaz, ao mesmo tempo em que introduzem técnicas de produção, edição de vídeo e storytelling. Atuar com o audiovisual permite que os alunos ampliem sua capacidade de trabalho em equipe e exercitem a resolução de problemas. De acordo com a Ancine (Agência Nacional do Cinema), o setor audiovisual representa 0,38% do PIB nacional e gera cerca de 496 mil empregos diretos e indiretos. Essa área, se bem estruturada, pode ser explorada de forma significativa.
 

Obra Audiovisual escolhida para as sessões de cinema:

“Nosso Sonho” remete a história de amizade e superação de Claudinho e Buchecha no Funk Nacional. A trama se aprofunda nos desafios enfrentados pela dupla, incluindo questões pessoais e a perda precoce de Claudinho em um acidente de carro, que afetou profundamente Buchecha. O filme celebra a importância da música, a persistência diante das dificuldades e a alegria que a dupla trouxe para o público brasileiro.

Serviços (Cinema Presente na Praça)

  • 07/11/2024 (Quinta-feira) (LPG SECEC):
    Na quadra do Cerro Corá, em Cosme Velho:
  • Oficina Audiovisual: às 14h
  • Sessão do filme “Nosso Sonho” (História de Claudinho e Buchecha), às 18h
     
  • 08/11/2024 (Sexta-feira) (LPG CCI):
    Praça Leonor Correia, Trindade, em São Gonçalo:
  • Oficina Audiovisual: às 13h
  • 1ª sessão de filme: às 16h30
  • 2ª sessão de filme: às 18h30
  • Com Kit Pipoca
     
  • 09/11/2024 (Sábado) (LPG CCI):
    Praça Leonor Correia, Trindade, em São Gonçalo:
  • Oficina Audiovisual: às 13h
  • 1ª sessão de filme: às 16h30
  • 2ª sessão de filme: às 18h30
  • Com Kit Pipoca
     
  • 10/11 (Domingo) (CCI): Praça Gov. Leonel Brizola, Colubandê, em São Gonçalo:
  • Oficina Audiovisual: às 13h
  • 1ª sessão de filme: às 16h30
  • 2ª sessão de filme: às 18h30
  • Com Kit Pipoca
     
  • Acessibilidade: Nas sessões (LPG) Acessibilidade: tradução em Libras, legendas com transcrição de sons (e.g., passos), rampas de acessibilidade.

Sobre o Cinema Presente:

O Projeto Cinema Presente na Praça promove exibições itinerantes e gratuitas de filmes nacionais ao ar livre, em espaços públicos que carecem de acesso ao cinema. Até agora, já foi realizado em mais de 20 cidades do estado do Rio de Janeiro. Nesta edição de 2024, o projeto conta com o apoio da Cervejaria Império. O Cinema Presente também se orgulha de possuir o Selo Verde de sustentabilidade. A iniciativa é realizada pela FG3 Entretenimento, com curadoria da Flores & Filmes.