Celebrando a cultura popular brasileira, com espetáculos inspirados em histórias, ritmos e personagens do nosso imaginário coletivo, a edição de maio do Circuito Carioca de Arte de chega à Praça Panamericana, na Penha, no sábado (18/05), a partir das 18h. Realizado pelo Grupo Aslucianas, a mediação da noite ficará por conta da atriz Dani Câmara, também conhecida por apresentar o programa Papo na Lage. A programação é gratuita e para toda a família.
A programação começa com “Mentirosos”, um espetáculo que brinca com o imaginário popular ao colocar dois contadores de causos em uma disputa para ver quem conta a mentira mais convincente durante o “Festival da Mentira” – onde, como manda a tradição, dizer a verdade é proibido.
Em seguida, a performance musical “Canções do Bituca” leva o público a uma viagem pelas obras de Milton Nascimento, celebrando seus 80 anos de vida e 60 de carreira com interpretações ao vivo de canções como “Maria Maria”, “Nos Bailes da Vida” e “Canção da América”. Depois, o espetáculo “O coco que vira cocada, vira roda” promove um mergulho na cultura nordestina por meio da música, do cordel, da poesia e da dança, com figurinos vibrantes e muita interação com o público. E quem encerra o circuito é o grupo As Panambis de Cultura Popular e Quitutes, grupo parceiro do Grupo Aslucianas.
O Circuito Carioca de Arte de Rua é uma realização com patrocínio do edital Integra Rio e, desde sua estreia em dezembro de 2024, já passou por diversas cidades e bairros do Rio, sempre com o objetivo de transformar praças públicas em polos culturais. A idealizadora do projeto, Luciana Ezarani, reforça a importância dessa circulação: “Ocupar praças com arte é tirá-las da escuridão. Queremos transformar esses espaços em grandes festas de arte, cultura e reflexão. O teatro de rua, ao estar em contato direto com o ambiente que é de todos, tem o papel de refletir esse lugar e dialogar com ele.”