A primeira feira de tecnologia do Colégio Desígnio, a DEL –
Desígnio Expo Lab – ocorreu na tarde de ontem, sábado (4), na sede
da escola, na Região Oceânica de Niterói, promovendo um vasto resgate
de mídias diversas, através de trabalhos de crianças do maternal a
jovens do Ensino Médio – feitos com suas famílias. Foram inúmeros
painéis e objetos, em cenários que revelavam a importância do jornal
impresso, rádio, telefone analógico, Correios, entre outros veículos
de comunicação antigos, em uma vivência e reflexão sobre estes em
relação às mais modernas formatações de redes sociais, PC’s e
Notes, dando sentido único à importância da “palavra”, a partir
do tema “A história da Comunicação ao longo dos anos – do Jardim
do Éden às redes sociais”.
Durante todo o evento, cerca de 500 pessoas circularam pelos corredores,
onde as salas proporcionaram imersões de época, em aproximadamente 15
ambientes decorados, iluminados, apresentados por estudantes
caracterizados, lembrando a proposta do brinquedo Spaceship Earth, globo
prateado que abriga a história da evolução da humanidade, em Epcot
Center, na Disney World. “Sem dúvida o objetivo da feira foi
cumprido, quando nossos alunos encontram, neste espaço, a possibilidade
de desenvolver a criatividade em um conteúdo que deixa de se revelar
teórico e passa a ser prático. Estamos impressionados com a
criatividade deles. Nós não podemos, jamais, avaliar um aluno por uma
nota apenas, mas, com todo o seu desenvolvimento. E a feira possibilita isso, faz a gente ver este potencial”, relata o CEO do colégio, Mahatma Lopes.
Na sala do maternal, crianças com cerca de dois anos, ao lado de seus pais, ilustraram folhas com diagramação que lembrava uma capa de jornal, que ganhou um diversificado colorido feito com hidrocores. De acordo com Lilian Araújo, Diretora Pedagógica do Colégio Desígnio, há uma real importância o resgate dessas mídias mais antigas por crianças que já nasceram na era digital: ”Eu vejo como situação de relevância, pois foi para nós um momento maravilhoso. Tudo isso, nos traz a condição de transportar esses alunos com uma vivência muito especial”, explica.
A ideia do projeto surgiu a partir de uma sugestão do CEO das
instituições que promoveram o evento – o Colégio Desígnio, o
Instituto George Muller e a Igreja Nova -, em uma reunião de
coordenação, onde foi discutida a importância do tema. Os alunos, em
seguida, compraram o conceito, depois de cada representante de turma ser
ouvido, juntamente com o restante dos estudantes. O aluno Luiz Henrique
Ramos Caldas, de 17 anos, autor do trabalho que mostra a evolução da
Internet, dispara que não vê a sua vida sem a WEB, seja na
comunicação escolar ou familiar. E, sobre o início de tudo, Estevão
Dias, Capelão do Colégio Desígnio, completa: “A bíblia relata, no
livro do apóstolo João, capítulo 1, versículo 3, que nada houve,
antes de existir, que não fosse baseado sobre a “palavra”. A gente
acredita que o resgate da história da comunicação, vai sedimentar
valores e princípios que, no século XXI, tem se perdido”, diz .
O colégio surgiu a partir da Igreja Nova, com 20 anos, visando dar
sentido à vida das pessoas. O Instituto George Muller, terceira
instituição do conglomerado, foi criado com o objetivo de ser um
braço da igreja, a fim de proporcionar dignidade humana a vulneráveis,
alcançando esferas diversas da sociedade. Wesley Amâncio, Diretor
Executivo do Colégio Desígnio relata:” A feira DEL vem, a partir de
um sonho, que é o Colégio, e está acontecendo dentro do veio
tecnológico. A gente acredita que a Comunicação, dentro da Educação
Clássica, em sua essência, marca os jovens, mostrando para eles que
podem ir além. As famílias dos alunos e convidados estão comentando
sobre a exposição, que relata fatos que vão do pergaminho até o
Metaverso, com toda a história sendo contada até os dias atuais”,
finaliza.