O evento faz parte do programa ‘Por Uma Educação Antirracista’, desenvolvido pela pasta
A Secretaria de Estado de Educação promoveu na sede da pasta, no Centro do Rio, o encontro de formação ‘Colóquio de Lideranças por uma Educação Antirracista’, organizado pela Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas, da Subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas (Subpae). O encontro contou com presença de cerca de 100 diretores regionais Pedagógicos e Administrativos de todo o estado e, também, de profissionais da educação que atuam na sede. O encontro contou com as palestras da pesquisadora e educadora corporativa Giszele Silva e da professora da rede estadual Lavini Castro.
A iniciativa, organizada pela assessoria e coordenadoria de Avaliação e Gestão de Pessoas, tem como objetivo sensibilizar e instrumentalizar os servidores do nível estratégico da rede pública estadual de ensino do estado do Rio de Janeiro para uma atuação consciente sobre o papel da política de educação antirracista na promoção da equidade, na prevenção e no enfrentamento do racismo institucional nas diferentes instâncias da Seeduc.
A subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros, afirmou que a Seeduc está com uma estrutura montada para atender aqueles que são responsáveis por levar o aprendizado da formação para as suas regionais, suas equipes e escolas.
– Que esse colóquio seja um exemplo de ações que precisam ser multiplicadas. Temos, aqui, palestrantes de muita história, de muita referência. Mas isso não pode acontecer apenas em uma série de escolas, sem que aconteça no dia a dia, no cotidiano, em cada prática, em cada gesto, em cada pessoa que você recebe, em cada aluno que sofre preconceito. Então, nós estamos trabalhando para termos uma ação efetiva para que essa educação seja realmente humanizada, respeitosa. Precisamos fazer com que essa formação aconteça em todas as escolas, durante todo o ano, em cada momento oportuno, em cada situação que haja oportunidade de a gente falar do humano, de a gente falar do respeito, de a gente falar do outro no seu sentido maior e pleno – disse a subsecretária.
O superintendente de Desenvolvimento de Pessoas, professor Diego Jorge Ferreira, explicou que, com o colóquio realizado, foi complementado o primeiro ciclo de formação sobre o tema.
– As ações impactaram centenas de professores nos encontros locais, em um primeiro momento e, agora, chegaram àqueles que contribuem para a formulação ou execução de políticas educacionais em nossa rede. Isso, sem contar os professores de redes municipais contemplados por curso de temática idêntica, que lhes foi ofertado por meio de nossa plataforma de formação a distância, o LabEAd – destacou.
A coordenadora de Avaliação e Gestão de Formação da Seeduc, Vivian Barros, contou que esse colóquio é o passo inicial para reunir todo o mapeamento do que foi feito ao longo de 2024, tudo que foi apurado junto às regionais, tanto a avalição dos participantes dos seminários – os regionais e o estadual – quanto todas as sugestões recebidas.