Jornal DR1

Com baixo estoque, INTO reforça pedido de doação de sangue

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), do Ministério da Saúde, faz um alerta à população sobre a baixa nos estoques de sangue do hospital.

Desde o período de festas no final do ano e com o aumento dos casos de covid-19, o Hemointo – banco de sangue do Instituto – vem registrando um comparecimento de doadores bem abaixo da meta necessária para atender às cirurgias de alta complexidade realizadas no INTO.

A doação de sangue pode ser feita por pessoas que tenham de 16 a 69 anos de idade, que pesem mais de 50 quilos e apresentem bom estado de saúde. O doador deve portar um documento original de identidade e não pode estar em jejum. Jovens de 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais por meio de formulário próprio do Hemointo.

Para doar, não é necessário realizar agendamento prévio. O Instituto oferece transporte gratuito para doações feitas em grupos e marcadas com a equipe de captação.

Atualmente, o Hemointo funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h (exceto feriados), na sede do Into, na Avenida Brasil, 500, 1º andar, no bairro de São Cristóvão.

Covid-19:

– Doadores que tiveram a doença ficam inaptos por 30 dias após a cura.

– Doadores que desenvolveram a forma grave da doença, ficam inaptos por um ano.

-Em caso de contato em domicílio ou de outra forma com casos suspeitos ou confirmados, os doadores ficam inaptos por 14 dias após a cessação de contato com a pessoa.

-Doadores que retornaram de viagens internacionais vindo de qualquer país ficam inaptos por 14 dias.

– Doadores vacinados com a Coronavac, da Sinovac/Butantan, ficam sem doar por 48h após cada dose.

– Doadores vacinados com a Oxford, da AstraZeneca/Fiocruz, ficam sem doar por sete dias após cada dose.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24