A Unidos do Viradouro é a grande campeã do carnaval carioca de 2026. O resultado do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro foi conhecido no fim da tarde de hoje (18/02), na Cidade do Samba, na Zona Portuária da cidade.
A escola de Niterói conquistou o seu 4º título com 270 pontos, a campeã 2026 gabaritou todos os nove quesitos julgados, na Cidade do Samba, todas as notas diferente de 10 foram descartadas. Fazendo com que a Vermela e Branco atingisse a pontuação máxima. No 5º quesito, Harmonia, a escola assumiu de forma isolada a liderança para não largar mais.
Com o enredo “Pra Cima, Ciça”, homenagem ao Mestre Ciça, mestre de bateria da agremiação, a Viradouro fez um desfile técnico, emocionante e que deixou a Marquês de Sapucaí aos gritos de “É Campeã!”, A passagem da campeã contou a história de Ciça desde a Estácio de Sá até os dias atuais, passando por momentos marcantes como o desfile com a própria Viradouro em 2007, quando a bateria desfilou em um carro alegórico.

Depois de estar na Comissão de Frente, o Mestre Ciça foi para seu lugar tradicional e passou pela Sapucaí no alto de um carro acompanhado novamente dos ritmistas da Furacão Vermelho e Branco, um momento de nsotalgia e emoção para os componentes da escola e para os presentes nas arquibancadas.
Em segundo lugar, ficou a Beija-Flor de Nilópolis, a terceira colocada foi a Unidos de Vila Isabel. Outras três agremiações fecharam o pódio do Carnaval do Grupo Especial e retornam ao sambódromo no próximo sábado (21/02) para o Desfile das Campeãs, Acadêmicos do Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Estação Primeira de Mangueira.
Niterói em festa e em choro
Na outra ponta da tabela, em último ficou a Acadêmicos de Niterói, a agremiação da Região Metropolitana debutou na Marquês de Sapucaí, depois de vencer a Série Ouro no ano passado. Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. A homenagem ao presidente do Brasil não agradou aos jurados. A escola conquistou duas notas 10 (samba-enredo), ela também foi a dona das menores notas de toda a apuração 9,6 (um em Bateria, dois em Alegorias e adereços, três em Fantasias, um em Enredo) – a azul e branco de Niterói abriu os desfiles este ano e no ano que vem estará na Série Ouro lutando por uma vaga na elite do carnaval.
Quesitos
As escolas foram avaliadas em nove quesitos: Comissão de Frente, Bateria, Mestre-sala e porta-bandeira, Alegorias e adereços, Harmonia, Fantasias, Enredo, Evolução e Samba-enredo.
Pontuação final
1º Viradouro – (Campeã) – 270,0
2º Beija-Flror– (Desfile das Campeãs) – 269,9
3º Vila Isabel – (Desfile das Campeãs) – 269,9
4º Salgueiro – (Desfile das Campeãs) – 269,7
5º Imperatriz – (Desfile das Campeãs) – 269,4
6º Mangueira – (Desfile das Campeãs)- 269,2
7º Unidos da Tijuca – 268,7
8º Grande Rio – 268,7
9º Paraíso do Tuiuti – 268,5
10º Portela – 267,9
11º Mocidade – 267,4
12º Acadêmicos de Niterói – (Rebaixada à Série Ouro 2027) – 264,6



