Jornal DR1

Comemoração de 35 anos da ABAMI 

Por David Antunes

Em 1989, o Brasil enfrentava um período de intensa turbulência econômica, reflexo de uma hiperinflação que deixava muitos setores, especialmente o mercado imobiliário, em uma situação de instabilidade aguda. Muitas operações eram frustradas por falta de confiança, e a beleza das construções e o sonho da casa própria pareciam distantes para muitos brasileiros. Foi nesse contexto desafiador que a visão e dedicação de um grupo de advogados deram origem à Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (ABAMI), que finalizou o mês de setembro comemorando 35 anos de existência, trajetória e com Ação de Graça com a participação do Pr. David Antunes, integrante da CCIR-RJ – Comissão de Combate à Intolerância Religiosa.

Idealizada por Sylvio Capanema de Souza, o patrono fundador, a ABAMI nasceu como uma resposta à necessidade de um espaço de aprimoramento e discussão para profissionais que atuavam no mercado imobiliário. A ideia era não apenas agregar advogados, mas criar uma verdadeira casa do conhecimento onde temas como contratos, legislação e novas tendências pudessem ser debatidos. 

Um marco significativo foi a democratização do processo de escolha da presidência. As eleições de 2019 trouxeram uma novidade ainda mais significativa: pela primeira vez na história, duas chapas concorrentes se apresentaram, representadas por Sergio Herrera e Sidney Sanches. Após uma disputa acirrada, Sidney saiu vitorioso, trazendo consigo uma proposta de inovação e renovação com a criação da Comissão ABAMI Jovem.  Deste seio, nasceu a gestão de sua sucessora, Dra Alessandra Ávila que segue aclamada em dois mandatos consecutivos.

A gestão de Alessandra ao lado do seu insubstituível vice-presidente Daniel Leonardo Martins foi marcada pela união! A dupla Alessandra e Daniel, que já possuía experiência em gestão e visão articulada sobre o futuro, apesar de enfrentar o grande vilão da inadimplência, que vem sendo administrado pelos competentes tesoureiros, Emilio, Nilza e Marcelo.  

Até que um golpe doloroso do destino levou o estimado vice-presidente Daniel Martins, momento em que as bandeiras tremulavam na dor de um luto que só foi superado com uma Missa, na sede da ABAMI celebrada pelo nosso carinhoso Padre Lázaro.

E por fim, reacendendo a presença da ABAMI nas Casas de Leis, criou-se a Diretoria de Assuntos Legislativos, liderada pelo nosso querido e dedicado  Carlos Gabriel Feijó.

Nesse desígnio, a ABAMI atuou de forma incisiva no avanço do PL do despejo extrajudicial e, conclamando outras entidades de relevo, como a OAB e o IAB, contribuiu para o texto final do relatório da Comissão Especial de Revisão do Código Civil, sendo citada nominalmente no documento e deixando mais uma marca indelével da sua grandeza.

Contudo,a família ABAMI provou, nesses 35 anos, que a fundação, a tradição e a inovação caminham sempre juntas na criação de farois que nos guiam para o futuro. 

Que venham mais 35 anos…

ABAMI Avante!

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 19 NOV 24