Por Aisha Raquel Ali
Na noite de segunda-feira (04) a OAB-RJ, no Plenário Evandro Lima e Silva sediou a sessão de Posse da CEVEMB – Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra do Brasil.
Tomando posse em mais um mandato, o advogado Dr Humberto Adami externalizou sua alegria:
Eu presidi a comissão três vezes, eu agradeço de mais, mas creio que seja a última. Temos que dar oportunidades aos mais novos.
A mestre de cerimônia, a advogada Dra Alessandra Moreira dos Santos tomou posse como Vice-presidente da comissão.
A advogada, Dra Mônica Alexandre, presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas – Acat, estava na bancada de posse e também proclamou sua alegria por mais um momento de representatividade negra:
Eu ‘tô’ muito feliz em estar participando deste evento e muito emocionada também, porque estou vendo que o trabalho da nossa ancestralidade está rendendo e tem dado frutos. Nós estamos aqui hoje, nós temos um lugar de fala..
O evento contou com a posse da nova diretoria e com a proclamação de 120 membros de sua comissão, onde participam a porta-bandeira da Beija-flor de Nilópolis Selminha Sorriso, o ator que interpreta Luiz Gama – primeiro advogado negro do Brasil – Deo Garcez, e diversos outros nomes de importância da cultura preta Carioca.
Com a casa cheia, marcaram presença as velhas-guardas das Escolas de Samba da Beija-flor de Nilópolis e da Portela, além da Banda da Guarda Municipal e do Bloco TPM – Turma da Paz de Madureira.
A mesa de Posse também foi composta pelo Presidente da OAB-RJ Dr Luciano Bandeira, a Vice- Presidente da OAB-RJ, Dra Ana Tereza Basilio, pelo Vice-presidente do IAB – Instituto dos Advogados do Brasil – Carlos Eduardo Machado, Dra Rita Cortez, Ex-presidente do IAB, o Secretário Geral e Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Dr Álvaro Quintão e o Dr Fábio Nogueira, procurador-geral da OAB-RJ.
Estiveram presentes no evento representando o Jornal DR1, o diretor de redação Carlos Augusto Aguiar e o jornalista David Antunes.