Estudo revela que mais de um terço das crianças acreditam que seus pets compreendem o que elas falam e sentem
Crescer com um animal de estimação pode trazer benefícios sociais, emocionais e educacionais para crianças e adolescentes. Jovens com animais de estimação tendem a ter maior autoestima, se sentirem menos sozinhos e adquirem melhores habilidades sociais. É o que afirma uma pesquisa financiada pela WALTHAM™ PetCare Science Institute, que atua como uma importante autoridade científica no desenvolvimento de pesquisas sobre nutrição e bem-estar animal e em seus benefícios na interação humano-animal.
O estudo reforça as afirmações de que os animais domésticos podem ajudar a apoiar o desenvolvimento infantil saudável. Os pesquisadores investigam os efeitos da convivência com animais de estimação no desenvolvimento emocional, educacional ou comportamental de crianças e adolescentes.
Os pets desempenham um papel significativo na socialização e no desenvolvimento das crianças. A pesquisa revelou que quase 50% das crianças conversavam com seus animais de estimação como fariam com seus amigos. A investigação analisou uma variedade de animais de estimação – incluindo cães, gatos, coelhos, roedores, cavalos e peixes – e os resultados revelaram que mais de metade das crianças consideravam o seu cão o seu animal de estimação “favorito”.
De acordo com a veterinária Fernanda Serafim, a presença de cães em lares com crianças tem sido associada a uma série de benefícios significativos. Estudos têm demonstrado que essa convivência pode promover o desenvolvimento emocional e social dos pequenos, aumentando sua empatia e senso de responsabilidade. Além disso, a interação com cães pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, contribuindo assim para a saúde mental das crianças.
Mas antes de trazer um pet para sua casa é importante certificar-se de pontos importantes, como uma idade adequada para cuidar de um cão, pois crianças muito pequenas podem não estar prontas para entender completamente as necessidades e responsabilidades de cuidar de um animal de estimação. Assim como fazer uma avaliação honesta da capacidade de fornecer um ambiente amoroso e seguro para ele.
Após certificar-se de que atende a todos os requisitos é sinal de que está preparado para ter um cão. Lembre-se que existem milhares de abrigos por todo o país apenas esperando famílias que os levem para casa. Quando feita de maneira responsável, a adoção enriquece o dia a dia das crianças e contribui para a formação de indivíduos mais responsáveis, compassivos e felizes.