Jornal DR1

Como cuidar da saúde mental em meio a notícias ruins

 

Confira cinco dicas para manter o pensamento saudável na atualidade

Na Era da Informação, somos bombardeados o tempo todo por notícias ruins: guerras, desastres ambientais, violência desenfreada no Brasil e no mundo, corrupção… uma onda de pessimismo que não apenas pode deixar um dia ruim como adoecer mentalmente. Ou piorar uma depressão, uma ansiedade, gerar crises de pânico ou agorafobia. Com isso, cuidar da saúde mental tem se mostrado cada vez mais necessário para sobreviver nesses tempos tão conflituosos. 

Confira então algumas dicas de autocuidado para manter sua saúde mental estável:

1 – Entenda que está tudo bem não ser otimista o tempo: não force o pensamento positivo quando tudo ao redor não corre bem. Todavia, deixe que os pensamentos negativos lhe dominem. Pensar é uma coisa, estado é outra. Esteja sempre conciente do teor de seus pensamentos e deixe ir aqueles que não lhe fazem bem.

2- Atualize-se com consciência: esteja por dentro do essencial, mas saiba parar quando sentir que quantidade de informações está sobrecarregando.

3 – Não durma/acorde já se enchendo de notícias: ao acordar, faça primeiramente sua higiene matinal e prepare um bom café. Faça outras atividades mais tranquilas. Só então se consuma notícias. E antes de dormir, tire um tempo para relaxar a mente: nada de ficar no celular antes de fechar os olhos!

4 – Use técnicas para acalmar a mente: um simples exercício de mindfulness para relaxar a cabeça e o corpo: 

  • Inspire e prenda a respiração por cinco segundos.
  • Expire bem devagar e prenda, por sete segundos
  • Segure a respiração por quatro segundos.
  • Repita os processos entre 5 a 7 minutos.

5 – Organize os hábitos do dia a dia: se dedique a outros hobbies, como ouvir música, ler, fazer caminhadas. Tudo no offline!

Importante frisar que tais dicas não substituem um acompanhamento psicológico profissional. Não deixe de consultar com um terapeuta qualificado.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded