Jornal DR1

Como tratar as cólicas nos pequenos? 

Cólicas infantis são presentes em aproximadamente 40% dos bebês

Na correria do dia a dia, muitas vezes as pequenas coisas podem passar despercebidas. Um afeto, um carinho ou um ato de ajuda podem, quase sempre, melhorar o dia de alguém. Entretanto, quando o corpo para de reagir ao tempo curto, ele pede descanso, e é nesse momento que estreitar a relação faz toda a diferença. Entre as situações mais comuns está a cólica.

A cólica infantil é uma condição que afeta não apenas as crianças, mas os pais também, quando muitas vezes perdem as noites de sono para ficar com os pequenos. As cólicas do lactente fazem parte dos Transtornos Gastrointestinais Funcionais presentes em aproximadamente 40% dos bebês. O seu pico ocorre por volta das 6 semanas, podendo durar até os 6 meses de idade.

“O choro é o principal meio da criança expressar que tem algo errado. Descobrir o motivo passa a ser um grande desafio, pois podem existir vários fatores, como: frio, calor, coceira, fome, sede, dentição e cólica. É importante atentar aos movimentos do bebê para entender melhor como proceder”, explica a Dra. Jackeline Barbosa, Vice-Presidente da área Médico-Científica da Herbarium, indústria farmacêutica líder e referência em Fitoterapia no Brasil.

A médica dá cinco dicas que podem ajudar a criança a melhorar das cólicas com a ajuda e o carinho dos pais. Confira abaixo:

  1. Fique perto do bebê: o calor do seu corpo pode ajudar a aliviar o desconforto do bebê. Massagear suavemente a barriga do bebê em movimentos circulares também pode ser eficaz. A Shantala, por exemplo, é uma técnica de massagem que pode ajudar bastante.
  2. Gases: ajude seu neném nos arrotos após cada mamada, dando leves tapinhas nas costas para facilitar;
  3. Banho: os banhos mornos dentro de banheiras ou recipientes são ótimos aliados, assim como uma compressa morna na área abdominal;
  4. Sons e ambiente: os nenéns costumam reagir bem a barulhos que ouviam enquanto estavam no útero. Mantenha luz baixa e som ambiente para acalmá-lo;
  5. Sucção: se a criança estiver engolindo muito ar enquanto mama, pode ser necessário trocar a posição ou o bico da mamadeira para evitar as cólicas.
     

“Lembre-se: as crianças precisam de muito amor e cuidado, principalmente nos primeiros anos, e estar plenamente presente para elas faz toda a diferença na hora de cuidar de algo que esteja incomodando”, destaca a médica.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded