O Vasco anunciou oficialmente seu novo treinador, o português de 48 anos, Ricardo Sá Pinto. Muitos, não conheciam o novo comandante do Cruzmaltino. Ele estava sem trabalhar desde que deixou o Braga, em dezembro do ano passado. O contrato será válido até o término do Campeonato Brasileiro, em fevereiro de 2021. Junto com ele chegam três profissionais: o auxiliar Rui Mota, o preparador físico João Moreira e o analista de desempenho Igor Dias.
Sua carreira como treinador começou em 2009, sendo auxiliar no União de Leiria-POR e foi diretor-técnico do Sporting-POR. Em quase dez anos como técnico de futebol, Ricardo Sá Pinto passou também pelo Estrela Vermelha-SER, OFI-GRE, Atromitos-GRE, Beleneses, Standard Liege-BEL, Légia Varsóvia-POL e Braga-POR. Ele é conhecido pelo jeito enérgico e muitas vezes explosivo dentro do gramado, cobrando bastante seus jogadores. Seu esquema de jogo favorito é 4-2-3-1.
De acordo com alguns jornalistas portugueses, o treinador tem uma personalidade forte e chega para arrumar a casa no Vasco. Alguns casos curiosos e polêmicos envolvendo o português foram justamente por ele ter esse jeito mais intenso. Em janeiro de 2010, ele foi demitido do cargo de dirigente do Sporting após trocar socos com o ex-atacante Liedson a caminho do vestiário. E em 1997, como jogador, ele cumpriu suspensão de um ano na seleção portuguesa após agredir o técnico Artur Jorge. Revoltado por ficar fora da convocação, ele invadiu o treino e acertou um soco no treinador.
Passagem pelo Braga, último clube que trabalhou
- Melhor participação da história do clube na fase de grupos da Liga Europa, com 14 pontos.
- Bateu o recorde de invencibilidade de times portugueses em competições europeias (13 jogos).
- Venceu todos os jogos da fase de grupos da Taça da Liga, competição vencida após a sua saída.
- Lançou o atacante Trincão, atualmente no Barcelona.
Outras conquistas de Ricardo Sá Pinto
- Copa da Bélgica 2018 (Standard de Liège)
- Semifinalista da Liga Europa 2012 (Sporting)
- Finalista da Taça de Portugal 2012 (Sporting)
- Campeão da Liga Portuguesa sub-19 2011 (Sporting)
*Por Luhan Alves (estagiário), com supervisão de Alessandro Monteiro