Por David Antunes
No último dia 23, a Casa G20, Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, Zona Sul do Rio, foi palco de um evento inesquecível que celebrou meio século de integração entre China e Brasil.
O concerto Youyi – 50 Anos de Integração China-Brasil – realizado pela Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, sob a magistral regência da maestra Priscila Bomfim, encantou a todos os presentes.
A Orquestra, uma formação exclusivamente feminina e formada por 45 talentosas instrumentistas de 13 a 19 anos, apresentou um repertório que homenageou as ricas tradições musicais chinesas e brasileiras.
Na primeira parte do concerto, obras tradicionais chinesas como Tita Dance (Kang Ba), Yao Dance (Liu Tie-Shan e Mao Yuan), Amo China (Tan Jing), My Motherland and Me (Wang Zifei) e O Grande Peixe (Qian Lei) foram executadas com maestria, transportando o público para um universo de melodias e harmonias orientais. O concerto contou com a participação das meninas do Coro Juvenil do Rio de Janeiro e da talentosa violinista Catarina Maia, de apenas 10 anos.
Na segunda parte do evento, a orquestra celebrou a diversidade e beleza da música brasileira com interpretações emocionantes de O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos), Ó Abre Alas (Chiquinha Gonzaga) e Feira de Mangaio (Sivuca). A fusão das sonoridades chinesas e brasileiras no encerramento do concerto simbolizou a união e a amizade entre as duas nações.
O concerto foi realizado em duas sessões. Às 16h para estudantes da rede pública de ensino e suas famílias, e às 19h, com a presença de autoridades, como da Cônsul-Geral da República Popular da China, a Srª Tian Min, do Presidente da CNOOC – China National Offshore Oil Corporation, o Sr. Huang YeHua e da Deputada Tia Ju, do Cônsul de Geral de Angola no Rio de Janeiro, Sr Matheus de Sá Miranda Neto, David Antunes, Representando o Deputado Samuel Malafaia e grandes apoiadores das atividades da orquestra.
Essa memorável apresentação foi possível graças ao patrocínio da CNOOC – China National Offshore Oil Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A noite foi um verdadeiro tributo à integração cultural e à cooperação internacional, destacando o poder da música em conectar povos e celebrar a diversidade.
Esta ação tem apoio institucional da Casa G20, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.