Jornal DR1

Contrapartida Social da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio transforma sonhos em realidade em projeto social de Manguinhos

Escolinha de karatê que oferece aulas gratuitas a 60 crianças e adolescentes no complexo de favelas da Zona Norte tinha treinos praticados diretamente no chão, sem ventilação, nem bebedouros

O professor de karatê Wendell Lima, de 28 anos, está ajudando o esporte a fazer a diferença no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio. Ele oferece aulas gratuitas de karatê para crianças e adolescentes de escolas públicas. No entanto, para o projeto ficar completo faltavam os equipamentos essenciais, como tatames e kimonos, de modo que os jovens lutadores pudessem realmente aprender as técnicas do karatê. Diante dessa necessidade, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer levou uma equipe técnica para conhecer o projeto e, por meio da Contrapartida Social da Lei estadual de Incentivo ao Esporte, doou para os alunos materiais esportivos que faltavam, na última quarta-feira (21).

Entre as entregas estavam placas de tatame, kimonos, luvas de karatê, faixas, caneleiras, aparadores de chutes e protetores de tórax. O projeto funciona com apoio da Associação de Moradores Parque João Goulart, que cedeu o espaço para as atividades e ajudou a fazer a escola de karatê Team Lima ganhar vida. Até antes da doação, os treinos das lutas eram feitos diretamente no chão, sem equipamentos e suporte algum. O secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, destacou a importância das melhorias para o fomento do esporte.

“Parabenizo o professor Wendell por todo o trabalho. Certamente veremos muitos feitos positivos surgirem no projeto. É uma honra e motivo de orgulho ter a oportunidade de levar políticas públicas para iniciativas como essa e saber que isso impactará diretamente a vida de tantas famílias. Parabéns às crianças, que continuem acreditando no poder transformador do esporte e nunca desistam de seus sonhos”, disse o secretário.

Agora, os alunos do professor Wendell podem desfrutar de aulas de karatê com mais segurança e em equipamentos esportivos de qualidade. Além disso, a escolinha de karatê recebeu ventiladores e bebedouros para proporcionar um ambiente mais adequado e confortável para as crianças e adolescentes.

“Estou muito emocionado, é um sonho que virou realidade. Agradeço demais à Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Rio pelo apoio. Comecei meu projeto social na Associação de Moradores, mas, antes disso, atuei no PAC, no CRJ de Manguinhos. Apesar das dificuldades, decidi me dedicar integralmente ao projeto. Acredito no poder transformador do esporte e da educação, e almejo ver essa ação crescer e impactar positivamente a comunidade. Não é apenas sobre ser um atleta famoso, mas proporcionar um espaço para que os jovens possam se expressar e crescer”, contou, às lágrimas, o professor Wendell Lima.

A escolinha de karatê Team Lima foi aberta há seis meses e hoje recebe 60 alunos, sendo 30 crianças entre 4 e 12 anos, e 30 adolescentes e adultos com idades que variam de 13 a 35 anos.

O foco do projeto, que é gratuito e aberto a todos do complexo de Manguinhos e adjacências, é promover a luta como um processo de ressocialização e inclusão social. 

Mais esporte para todos

A Contrapartida Social da lei de incentivo ao esporte do Rio de Janeiro permite que até 20% dos recursos investidos em patrocínio de eventos esportivos sejam direcionados para aumentar a prática esportiva e reformar equipamentos em áreas de vulnerabilidade social.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24