Jornal DR1

CRESCE A BUSCA DE PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS PELO PÚBLICO MASCULINO

Dentre os tratamentos mais buscados estão barba, calvície e harmonização íntima

Nos últimos anos, a busca masculina por procedimentos estéticos cresceu mais de 50%, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). De acordo com um levantamento realizado em 2022, cerca de 30% das clínicas de estética registraram um aumento na procura por serviços voltados para o público masculino, especialmente por tratamentos de harmonização facial, depilação a laser e redução de medidas. Essa mudança reflete uma maior preocupação desse público com a aparência e bem-estar, impulsionada por fatores como maior aceitação social e influência das redes sociais.

Um dos fatores que contribuíram para esse crescimento é a busca por procedimentos minimamente invasivos que promovam resultados naturais, sem afastar o paciente do trabalho ou comprometer sua rotina. Técnicas como aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e limpeza de pele estão no topo da lista de preferências masculinas. Para Silmeri Bolognani, Farmacêutica Esteta especialista em Estética e CEO do Instituto Bolognani, esse aumento pode ser atribuído a diversos fatores. “Primeiro, há uma mudança cultural significativa: os homens estão cada vez mais reconhecendo a importância do autocuidado para aumentar a autoestima e melhorar o bem-estar, sem o estigma de ser exclusivo das mulheres. Além disso, as redes sociais e o impacto da imagem digital incentivaram tanto homens quanto mulheres a buscarem padrões de beleza mais equilibrados e naturais. Com o avanço dos tratamentos estéticos não invasivos, como algumas tecnologias, que são rápidas, seguras, com resultados discretos e mínima recuperação, permitindo que os homens obtenham resultados eficazes sem alterar sua aparência de forma drástica. Esses fatores, aliados à maior disponibilidade de informações e opções acessíveis, fazem com que eles se sintam mais à vontade para procurar esses procedimentos”, conta.

A maioria dos pacientes homens procura soluções discretas e personalizadas, buscando se sentir mais confiantes sem alterar drasticamente a aparência. “A pele masculina é mais espessa e oleosa devido à maior produção de testosterona e apresenta uma quantidade maior de colágeno e elastina, o que retarda o envelhecimento e altera os resultados dos tratamentos estéticos. Procedimentos como Botox e preenchimentos faciais podem necessitar de doses maiores ou técnicas específicas para lidar com a espessura da pele e com a maior força dos músculos faciais. A presença de barba também requer cuidados no contorno da mandíbula e pescoço para garantir uma definição natural. Além disso, tecnologias como radiofrequência, ultrassom microfocado e lasers são indicadas para melhorar a firmeza e textura da pele masculina, proporcionando resultados rápidos, indolores, eficazes e discretos”, explica Silmeri.

O mercado também se adaptou para atender às demandas masculinas. Hoje, clínicas investem em ambientes e abordagens que quebram o estigma de que tratamentos estéticos são exclusivamente femininos. Essa mudança de percepção tem transformado a estética em uma ferramenta de bem-estar integral, atraindo homens de diferentes idades e profissões.

Engana-se quem pensa que é algo puramente estético. Os homens também têm seus tratamentos preferidos. “Nos últimos anos, eles têm buscado cada vez mais procedimentos estéticos voltados para a calvície, a barba e a harmonização íntima. O tratamento para calvície, como implantes e próteses capilares, tem ganhado destaque por restaurar a densidade capilar e aumentar a confiança. O design de barba e os preenchimentos faciais ajudam a definir o contorno do rosto, criando um visual mais estruturado e bem cuidado. A harmonização peniana também se destaca, refletindo o crescente interesse dos homens em melhorar a estética genital. Esses procedimentos evidenciam a preocupação dos homens em cuidar de sua imagem corporal de forma global, investindo tanto na aparência quanto na qualidade de vida sexual, com resultados naturais e rápidos”, afirma Bolognani.
Outro ponto relevante é a diversificação nos perfis de homens que procuram procedimentos estéticos. A faixa etária de maior crescimento é de 30 a 45 anos, mas também há uma adesão crescente entre jovens e homens mais velhos, especialmente em relação à prevenção de sinais de envelhecimento.

“Acreditamos que o segredo para atrair o público masculino, independentemente da idade, está em oferecer um atendimento especializado, com discrição, profissionalismo e resultados naturais, sempre respeitando as necessidades e preferências do cliente. Ensinamos aos profissionais como oferecer tratamentos personalizados e de alta qualidade, com ética e cuidado, para que possam atender com excelência esse crescente mercado da estética masculina”, finaliza Silmeri Bolognani.

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 17 dez 24