Jornal DR1

Cuidados essenciais: febre maculosa ameaça pets e exige atenção dos tutores

Pets também podem contrair a doença, portanto, é importante tomar cuidados.

Nos últimos dias, o surto de febre maculosa em Campinas, São Paulo, que resultou em cinco mortes, despertou a preocupação sobre a doença transmitida por carrapatos. Pouco divulgado, é importante ressaltar que os animais de estimação também correm risco e podem contrair a doença, não apenas pelo carrapato-estrela, mas também pelo carrapato marrom, comumente encontrado em pets. O médico-veterinário Márcio Barboza, gerente técnico pet da MSD Saúde Animal, enfatiza a necessidade de reforçar as medidas preventivas nos cães.

A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada de carrapatos infectados, como o carrapato-estrela (Amblyomma sculptum), o carrapato marrom do cão (Rhipicephalus sanguineus) e o Amblyomma aureolatum. Os sintomas em humanos incluem febre alta, dor no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas após 2 a 14 dias da picada.

Os animais de estimação também estão suscetíveis à febre maculosa. Nos cães, os sinais incluem letargia, perda de peso, lesões hemorrágicas, inchaços, vômito e diarreia. Embora os gatos possam ser infectados, não há relatos da doença neles.

É importante que os tutores levem seus pets ao veterinário ao identificar sintomas, para receberem o diagnóstico e tratamento adequados. Márcio destaca que tanto o carrapato-estrela quanto o carrapato-marrom podem transmitir a doença. Portanto, é fundamental utilizar ectoparasiticidas, como Bravecto, que oferecem proteção duradoura por até doze semanas em uma única dose. Além disso, o produto conta com a Garantia Bravecto, que cobre eventuais custos de tratamento para doenças transmitidas por pulgas e carrapatos, incluindo a febre maculosa.

Os tutores devem estar atentos à escolha do produto e aos benefícios extras que ele proporciona. A prevenção é a chave para proteger os pets e a família contra doenças transmitidas por carrapatos. Apostar em medidas preventivas e manter a saúde dos animais em dia é fundamental para garantir o bem-estar de todos.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded