Querida Júlia Assis Piculo,
Neste dia tão doloroso para todos nós, principalmente para seus pais, irmão, familiares e amigos, decidi fazer-lhe este texto para demonstrar meu sentimento por sua tão célere partida!
Busquei o significado de seu nome para, quem sabe, conseguir uma explicação que justificasse sua ida silenciosa, repentina e precoce.
Júlia, um nome de origem latina, é o feminino de Júlio, que deriva de “J”, um nome de família romana antiga. O significado mais aceito para “Júlia” é “jovem” ou “dedicada a Júpiter”. Júpiter era o rei dos deuses na mitologia romana, equivalente a Zeus na mitologia grega.
Quanto potencial e representatividade carrega, Julinha! Em 27 de abril, sua mãe publicou que você é a mais linda do mundo inteirinho, a novidade, a mais esperada, desejada! O amor dela por você era explícito, e você sabia disso! Sentia-se acolhida e respeitada!
Pesquisei um pouco mais e li que este ano de 2025 é regido por Júpiter. Será, por isso, que você foi por ele chamada para brilhar no céu? Será que você fez jus ao seu nome, tendo de partir em plena juventude?
Sua mãe tinha planos para você e não estava preparada para sua saída abrupta, pois foi uma filha desejada, celebrada e muito amada. Mas os jovens são assim… Não poderia ser diferente.
Sei que são especulações que uso para justificar uma dor lancinante por perdê-la … Logo você, que era vitalidade pura… Mas a vida é feita de momentos que devem ser vividos intensamente, pois podem ser os últimos…
No sábado, dia (14/06) de sua partida, você a todos deu uma grande e inesquecível lição: – Vivam o agora, pois é o que, de fato, temos! Amem o próximo, ignorem o que não será importante daqui a alguns anos, porque tudo passa… A efemeridade jamais pode ser esquecida, e nossa estada, neste mundo, é uma grande escola, de onde obtemos muitos aprendizados.
Sua mãe, que é excelente professora, passou à posição de aluna sua. Que lição não só a ela, como a todos nós, você deu! Sou grata por isso e por saber que você foi e sempre será um exemplo de filha, uma adolescente elogiável e principalmente um espírito de luz! Sim, Júlia, você é uma missionária do afeto, tendo a missão de ensinar, de despertar e de redirecionar as rotas de quem fica…
Sua partida desencadeará mudanças profundas, quebrará couraças, religará corações e prioritariamente reacenderá a fé. Embora nos pareça injusta sua partida, sei que o céu a recebeu com alegria!
Sim, Júlia, você foi luz para todos com os quais dividiu sua presença, marcando diferença e deixando saudades. Sei que está em outro plano, ao lado de sua avó que soube cuidar de sua chegada ao lado do Pai Maior e de Nossa Senhora Aparecida, de quem sua mãe e eu somos devotas!
Sei que estará cuidando de sua família de outra maneira e que dará a seus pais a força para continuarem nesta jornada até o dia em que todos vocês se reencontrarão.
Muito obrigada por essa lição, menina! E tenha a certeza de que estarei ao lado de sua mãe, que muito amo e que precisará de um tempo para se habituar sem sua presença!
Tia Fernanda Lessa, 16 de junho de 2025