Os pedidos de delivery no período noturno, que vai das 18h às 4h, cresceram aproximadamente 52,32% em relação ao ano passado, segundo dados das plataformas de entregas desenvolvidas com a Machine, uma solução inovadora da Gaudium que facilita a criação de apps para o segmento. A tendência pode ter influências dos hábitos adquiridos junto às medidas de restrição da pandemia de Covid-19, que levou as pessoas a pedirem todo tipo de produto e serviço para evitar sair de casa. Mas ela também sofre impacto na crescente flexibilidade de horários e de trabalho dos consumidores, além do aumento da oferta nos aplicativos.
“Antes, era muito comum que só se pedisse comida, o que mudou bastante nos últimos anos. Hoje você consegue receber produtos de farmácia, mercado, roupas, jóias e outros, que fogem dos horários de pico comuns das refeições. O trabalho mais autônomo, junto ao crescimento do home office, também afeta os horários dos usuários, que podem optar em trabalhar de noite/madrugada e pedir deliveries diversos durante o período”, defende Ana Carolina Cabral, P.O. do produto de Entregas da Gaudium.
A pesquisa da empresa de tecnologia também revelou o número de entregas por região durante o período. Em primeiro lugar, está o Sudeste com 2,1 milhões, seguido pelo Centro-Oeste com 1,5 milhões e, em terceiro, o Sul com 1,1 milhões. Esses dados não apenas destacam a distribuição das entregas, mas também revelam a necessidade de estratégias inovadoras para se adaptar à crescente demanda, comenta a PO da Gaudium.
Soluções para se adaptar à tendência
Além da análise da demanda, extensão de plantões e atendimento 24h, Ana Carolina Cabral sugere algumas atitudes para os negócios que lidam com serviços de entrega e querem se diferenciar da concorrência. “Estabelecimentos podem investir em campanhas promocionais noturnas para incentivar pedidos, e estender esse tipo de ação às redes sociais e mensagens por whatsapp”, propõe.
Outra solução que Ana Carolina recomenda aos comerciantes, em vista de atrair motoqueiros e entregadores a se manterem disponíveis durante a noite e a madrugada, são os benefícios diferenciados dos grandes players. Ter parceria com borracharias e mecânicos, por exemplo, é um bom atrativo para estes profissionais. Outra dica seria criar uma escala de pontuação, beneficiando com algum tipo de bônus os entregadores que mais trabalhassem nos períodos com maior demanda.
“Os estabelecimentos e empresas de delivery devem estar sempre atentos às mudanças nos hábitos de consumo deste mercado, podendo prever mais facilmente como oferecer melhores serviços e se tornar referência em suas regiões de atuação. Isso tudo sem esquecer de dar todo o suporte necessário aos entregadores”, finaliza a PO da Gaudium.