Com os avanços tecnológicos e o crescimento do uso de pagamentos por meio eletrônicos, é fundamental que as concessionárias de pedágio se adequem a essa realidade. Pensando numa maior mobilidade e comodidade aos usuários, o deputado estadual Vinicius Cozzolino protocolou nesta quarta-feira (15), um Projeto de Lei, que altera a Lei Nº 8.014, de 29 de junho de 2018, e adiciona o PIX e o boleto bancário como opções de pagamento nos pedágios do estado.
“Com o avanço da tecnologia o cidadão se reinventou e se tornou cada vez mais comum os pagamentos via aplicativo. Atualmente, os pedágios só permitem o pagamento via cartões de crédito e débito, além do dinheiro. A inclusão dessas opções são essenciais para que as empresas estejam atualizadas com a modernização digital, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e facilitando a vida do usuário”, explica o deputado estadual Vinicius.
Além do PIX que permite a transferência de recursos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, o boleto bancário, com prazo para pagamento de no mínimo sete dias, promete contemplar o usuário que porventura não usufrui ou esteja com acessos tecnológicos indisponíveis, evitando que não precise retornar a praça de pedágio no período de 24h como é feito atualmente. As modalidades vão garantir mais agilidade e diminuir a espera dos motoristas nas cabines.
O procedimento adotado vem gerando um grande número de reclamações por parte dos usuários que na maioria das vezes estão em viagem, o que impossibilita o retorno nesse prazo, gerando multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira, conforme estabelece o artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).