Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

DESAFIO COR V: alunos das Naves do Conhecimento de Nova Brasília e da Penha são as vencedoras

 

Alunos tiveram mais de 200 horas de capacitação nos últimos seis meses. Dois dos quatro jogos apresentados foram escolhidos pelos jurados

O Centro de Operações Rio (COR) recebeu na sexta-feira (14) a grande final do Desafio COR V, que teve como tema desta edição “Game Jam”. A iniciativa foi realizada pelo COR e pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação Brasileira dos Mentores de Negócio (ABMEN), FCJ RIO Venture Builder e Código Brazuca. As equipes das Naves do Conhecimento de Nova Brasília e da Penha foram as vencedoras. Os 20 participantes foram divididos em quatro grupos para desenvolver habilidades e criar jogos para conscientizar a população. Foram mais de 240 horas de aulas e mentorias, com a participação de especialistas do COR, professores e parceiros envolvidos nas Naves do Conhecimento localizadas nas zonas Norte e Oeste da cidade, regiões que trazem o seu próprio olhar sobre a mobilidade urbana e os desafios de se organizar uma cidade.

– O COR tem o objetivo de mudar o comportamento do cidadão, e uma das formas que fazemos isso é usando a tecnologia. Com essa edição do Desafio COR, nós focamos em falar com os cariocas mais jovens, e nada melhor do que usar jogos, uma maneira lúdica e educativa para ensinar a cultura de prevenção – disse Marcus Belchior, o chefe-executivo do Centro de Operações Rio.
Os jogos desenvolvidos ganharão visibilidade nas redes sociais do Centro de Operações Rio e serão disponibilizados nas principais plataformas digitais. Os games funcionam como uma nova forma da disseminação da cultura de prevenção e redução de riscos de desastres para o município do Rio de Janeiro.

– Foi muito divertido aprender a fazer os jogos com meus amigos, cada um pode focar em uma área específica, alguns pensando nas fases e como jogar e outros nas artes. Agora o nosso foco é continuar melhorando o que a gente já fez, deu pra perceber que é uma área que a gente pode seguir – contou Abraão Silveira, estudante da Nave do Conhecimento de Nova Brasília, primeiro lugar no V Desafio junto de Adriano Santana, Isaque Borges e Levy Gabriel

– A gente trabalhou por meses nesse projeto, começando do zero e aprendendo muita coisa. Ter conhecido essa área pelo COR foi ótimo, além de termos aprendido como desenvolver os jogos nas Naves, também aprendemos sobre o funcionamento do COR e a sua importância para a cidade – contou Paulo Henrique Oliveira, estudante da Nave do Conhecimento da Penha, segundo colocado no Desafio, que fez dupla com Igor Fernandes.

A abertura do evento foi realizada pelo chefe executivo do COR, Marcus Belchior, e pelo diretor de Inovação do COR, Alexandre Cardeman.
A final aconteceu na Sala de Crise do COR e teve os seguintes jurados: Aldo Alvim (Secretaria de Conservação), Leandro Chagas (subsecretário de Defesa Civil); Alexandre Vermeulen (Invest.Rio), Julio Urdangarin (subsecretário municipal de Transformação Digital e Integridade Pública), Willington Feitosa (coordenador de Cidade Inteligente); Hugo Augusto (professor na Escola Zion-Games); Marcus Lacerda (jornalista da Band News FM), Paulo Espanha (Kate Capital), Vinicius Franco (chefe de gabinete da Secretaria de Ciência e Tecnologia) e Fernando Gonzales (assessor especial do Centro de Operações Rio).

O Desafio COR é um projeto que apresenta para startups, empresas e grupos técnicos interessados desafios do Centro de Operações para aprimorar o seu desempenho na gestão de integração das operações de infraestrutura, logística e emergências urbanas. Estes desafios são organizados em formas de problemas, cujas soluções devem ser desenvolvidas com apoio de recursos oferecidos pela organização da iniciativa, como dados, ferramentas, conhecimentos e outros. O diretor de Inovação do Centro de Operações, Alexandre Cardeman, comemorou o sucesso do desafio. “É sempre muito prazeroso chegar ao final de mais um desafio. Independentemente do vencedor. O projeto posiciona o COR como um laboratório vivo para soluções de cidades inteligentes, oferecendo todos os recursos disponíveis. A metodologia consiste em apresentar problemas reais da cidade para um grupo de participantes que são desafiados a solucioná-los”, explica Cardeman.

O evento foi mediado pela jornalista Roberta Camargo e foram apresentados jogos das seguintes equipes: Nave do Conhecimento Vila Aliança, Nova do Conhecimento Nova Brasília, Nave do Conhecimento Penha e Nave do Conhecimento Engenho de Dentro. “É fundamental o envolvimento das Naves do Conhecimento no quinto Desafio COR, proporcionando uma experiência desafiadora para que os participantes desenvolvam habilidades e criem soluções inovadoras. Os alunos, provenientes de diferentes regiões, trazem consigo sua própria visão sobre os desafios de se ordenar uma cidade”, afirmou Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência e Tecnologia.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20