Por David Antunes
No último dia (30) o Vereador João Mendes de Jesus, realizou no Auditório Aarão Steinbruck da Câmara de Vereadores da Cidade Rio de Janeiro, o Seminário sobre Desafios da Educação Inclusiva a Pessoas com Espectro Autista.
Evento que reuniu autoridades da área que foram homenageados com Moção de Louvor e Aplausos.
“Para quem ainda não compreende, a poda neural causa prejuízos à educação, ao ensino e à aprendizagem das pessoas autistas porque ficaram muito tempo fora da escola, de forma presencial, por causa da Pandemia do Novo Coronavírus, a Covid-19, além da incompreensão por parte da pessoa autista sobre a obrigatoriedade de usar máscara e não poder sair à rua para ir à escola, ao mercado, à praça ou simplesmente passear. Essas questões tiveram de ser administradas com paciência, sabedoria e conhecimento por parte dos pais e dos educadores.”
Por sua vez, de acordo com os educadores, foi possível observar que a comunidade autista foi uma das mais afetadas devido à quebra de rotina, quando se percebeu que após a volta às aulas dos alunos especiais aconteceu uma mudança no comportamento dos estudantes dentro do espectro autista, realidade que levou as famílias e os profissionais de educação a se empenharem ainda mais e observar com mais atenção o comportamento de alunos com espectro autista quando retornaram à escola e praticamente tiveram de reiniciar o processo de aprendizagem.
Participaram e discursaram sobre questões relativas ao autismo e compuseram a Mesa de Honra, os seguintes convidados e homenageados: Sra. Simone Regina Silva de Melo Capella, Subsecretária de Acessibilidade do Município de Niterói; Omar Coração de Azevedo, Autista, Neuro Psicopedagogo e Especialista no Desenvolvimento de Pessoas com Deficiência Intelectual; Sra. Lilian dos Santos Carvalho, Especialista em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Autismo da UFF; e Andréa Alves Machado Dias, Psicóloga.