O embaixador Alejandro Bitar é doutor em Filosofia, autor de mais de doze obras e diplomata com atuação internacional
Por David Antunes
A despedida do embaixador cônsul-geral do Líbano foi um evento organizado pela Confederação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras, Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências, Câmara de Comércio Líbano-Brasileira do Rio de Janeiro e pela comunidade libanesa no Rio, como forma de expressar gratidão a um diplomata que deixa um legado profundo no Brasil.
Várias autoridades estiveram na cerimônia, entre elas, a deputada federal, Jandira Feghali; o deputado estadual Luis Paulo Correia; Roger Bassil, presidente da Confederação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras; José Roberto Tadros, presidente da CNC e da Academia Líbano-Brasileira; Adel Abou Rejeili, presidente da Câmara de Comércio Líbano-Brasileira; Dom Georges El Khoury, arcebispo da Igreja Melquita do Brasil, Gilberto Sader, presidente da Associação Cultural Líbano-Friburguense, os cônsules da Rússia, República Dominicana, China, o Tenente-Coronel Wallerson Scherer, Comandante do BPTUR, Mauro Lima Câmara, vice-presidente da Câmara Texana de Comércio do Brasil, Decano da ACLERJ acompanhado de sua esposa Dra. Claudia, Ana Cristina Campelo, vice-presidente da Federação das Academias de Letras do Brasil e da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, ACLERJ, Vera Gonzalez, presidente da ABBA, Academia Brasileira de Belas Artes.
O embaixador Alejandro Bitar é doutor em Filosofia, autor de mais de doze obras e diplomata com atuação internacional. Ele trouxe ao Brasil uma diplomacia humanista, criativa e transformadora. Ao lado da embaixatriz Fernanda Diehl e dos filhos Maria Belén e Lucas, desenvolveu um trabalho marcado pelo impacto cultural, educacional, institucional e social. Foi além da diplomacia formal, promovendo diálogo, cooperação e valorização da comunidade libanesa. Em reconhecimento, recebeu diversas distinções, como a Medalha Tiradentes e os títulos de Cidadão Honorário do Município e do Estado do Rio de Janeiro.
Na ocasião, a doutora Vera Gonzalez, representando ABBA, e Ana Cristina Campelo, representando a Federação das Academias de Letras do Brasil (FALB) e a Academia de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro ( ACLERJ), e também diretoria da ABBA, presentearam o cônsul com um exemplar do Livro da ABBA autografado e prometeram que nas visitas institucionais aos demais cônsules presentes, estes receberam também.
A cerimônia reuniu autoridades, amigos e representantes das comunidades brasileira e libanesa para celebrar uma trajetória vivida com coragem, empatia e dedicação. Uma despedida e um gesto coletivo de gratidão por tudo o que ele semeou.
Você confere a cobertura completa desse evento no canal do YouTube do Jornal DR1.