Jornal DR1

Dia dos Namorados: a escolha errada do vinho pode comprometer a comemoração do casal; entenda

O sommelier Bruno Porto explica os efeitos negativos que a bebida pode gerar durante o momento romântico e dá dicas de como evitar

Um dos principais itens para compor a celebração do Dia dos Namorados — realizada no Brasil no dia 12 de junho — é o vinho. Contudo, caso a escolha da bebida não seja feita corretamente, o momento romântico dos apaixonados poderá ser abreviado.
Segundo o especialista em vinhos Bruno Porto, CEO do Sommelier Instituto, o teor alcoólico contido na bebida pode ser o responsável por fazer com que o período de comemoração seja menor. Ele explica que algumas produções podem acabar gerando desejo de dormir durante o momento a dois.
“Escolher um vinho pesado pode provocar um certo sono ou a sensação de relaxamento ao extremo; com isso, a disposição do casal para seguir com o momento pode ser impactada negativamente. As bebidas com alta densidade de álcool são as principais causadoras interrupções em momentos como estes, pois os casais já não ficam tão dispostos para as fases seguintes”, explica Bruno.
Um estudo publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture indicou que algumas variedades de uvas são ricas em melatonina, um dos hormônios responsáveis por regular o sono. Entre as oito uvas testadas, a Nebbiolo foi a que teve a maior quantidade da substância, chegando a 0,965 nanogramas por grama de casca.
De acordo com o sommelier, existem categorias de vinhos que podem proporcionar momentos agradáveis sem diminuir o entusiasmo dos namorados. “Os rótulos mais adequados são aqueles mais jovens e leves, pois com o consumo destes, o casal consegue estender mais a comemoração. A graduação alcoólica ideal é de 7° a 9,9°, que podem ser tintos, rosés ou brancos; estes apresentam menores concentrações de taninos (amargues) e são vinhos menos alcoólicos e com acidez moderada”.
O especialista ainda diz que, a escolha adequada também pode permitir que o momento romântico seja intensificado, pois, o consumo da bebida permite com que as conversas entre o casal seja em um ritmo mais desacelerado. “Em momentos especiais como o ‘Dia dos Namorados’ o casal visa degustar as bebidas e isso ajuda a aproximá-los, o que faz com que o ambiente fique cada vez mais harmonioso. Também é importante ter o acompanhamento de água para que, embora seja pouco, o teor alcoólico não atrapalhe nos momentos seguintes dos apaixonados”, diz o sommelier.
Por fim, Bruno sugere alguns dos principais vinhos que podem fazer parte da celebração.”Os casais devem apreciar as bebidas mais jovens e leves com maior frescor e quantidade de frutas. As castas como, por exemplo, a Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling são bastantes indicadas, pois atendem aqueles que procuram por algo com menor teor alcoólico”, completa o especialista.
A expectativa é que, em 2023, as comemorações do Dia dos Namorados movimentem cerca de R$ 23 bilhões na economia nacional, segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. O estudo também apontou que a maioria dos investimentos feitos neste período virá de pessoas entre 18 a 44 anos e casadas.
Serviços:
Conheça o  Sommelier Instituto: https://www.instagram.com/sommelierinstituto/

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24