Jornal DR1

Dia dos Namorados: Procon-RJ dá dicas para evitar dor de cabeça na hora das compras

Para aqueles que vão presentear os companheiros neste sábado (12), Dia dos Namorados, é importante atenção para não ter dor de cabeça na hora das compras. O Procon Estadual do Rio de Janeiro preparou algumas dicas para ajudar os apaixonados a comprarem os presentes.

Se for comemorar a data em restaurante, a autarquia também preparou recomendações. Pesquisar, observar as condições de troca, prazo de entrega e cuidados nas compras on-line são essenciais.

Independentemente de a compra ser realizada presencialmente ou em ambiente virtual, o Procon-RJ orienta que o consumidor faça pesquisa de preços. Um mesmo produto pode conter diferença significativa de uma loja para outra.

Mesmo que o presente seja escolhido com todo o cuidado, pode ser necessário efetuar a troca pelo tamanho, cor, ou até mesmo por outro modelo.

Se a compra for realizada numa loja física, é importante observar a política de troca. O Código de Defesa do Consumidor não determina que este tipo de estabelecimento é obrigado a trocar presentes por gosto ou tamanho.

Apesar disso, muitos estabelecimentos permitem a troca, mas para isso estabelecem as suas próprias regras, determinando um prazo máximo para que o item possa ser trocado, por exemplo. Apesar de não ser obrigatória, a política de troca precisa ser clara na hora da compra do presente.

Já nas compras pela internet, o Código garante o direito de arrependimento, ou seja, o consumidor tem sete dias para efetuar o cancelamento da compra, independente do motivo. O presente chegou, mas o/a namorado(a) não gostou? Pode devolver ou cancelar a compra em até sete dias, prazo garantido por lei.

Prazo de entrega

Seja a compra em loja física ou virtual é importante prestar atenção ao prazo de entrega, para não correr o risco de o presente chegar depois da data desejada.

A empresa prometeu que o consumidor receberia o produto até o Dia dos Namorados, mas o mimo não chegou? É possível solicitar o cancelamento da compra, já que houve o descumprimento da oferta.

O principal cuidado que o consumidor deve ter nas compras pela internet é para não cair em golpes. Além disso, cuidado com as informações pessoais, para não ocorrer vazamento de dados.

Ao efetuar a compra em lojas virtuais, verifique sempre a segurança do site. Analise se o mesmo possui certificado de segurança – cadeado fechado e https na barra de endereço. Se for a primeira vez que estiver comprando em um determinado e-commerce, observe a reputação, veja o que os consumidores estão falando sobre a empresa nas redes sociais ou em sites como o Reclame Aqui.

Desconfie sempre de ofertas muito vantajosas e de produtos milagrosos. Ao ser redirecionado para um site após clicar em algum anúncio publicado na rede social, observe se aquele é realmente o e-commerce oficial da marca.

Cartilha gratuita

“Para ajudar os consumidores, recentemente criamos um manual de prevenção à fraude virtual e uma lista com mais de 220 sites a serem evitados. Aqueles que vão comprar o presente pela internet, é interessante que verifiquem esses materiais. A informação é a melhor forma de prevenção”, destaca o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

A cartilha pode ser acessada pelo seguinte link: http://bit.ly/manual-contra-fraude-virtual-proconrj. Enquanto a lista com os sites não recomendados está no endereço: https://bit.ly/proconrj-sites-nao-recomendados.

Restaurantes

Vale lembrar aos consumidores que a taxa de serviço cobrada pelos restaurantes é opcional. O cliente pode escolher pagar a taxa sugerida, remunerar um valor menor ou até mesmo não pagar pelo serviço. Nos locais onde há couvert artístico, a cobrança é permitida, desde que haja informação clara ao consumidor, para que ele não seja pego desprevenido.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded