Especialista indica as principais estratégias para impulsionar as vendas na data
O Dia dos Pais é uma oportunidade importante para aumentar o faturamento no comércio, e em 2022 foi responsável por movimentar cerca de R$ 7,3 bi, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Neste ano, a expectativa é de que este número seja mais do que triplicado, e a movimentação no comércio chegue a mais de R$ 26 bi, segundo projeção da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
“A data é uma boa oportunidade para alavancar as vendas no varejo, por isso desenvolver e aplicar estratégias de vendas nesse período é um dos primeiros passos para ficar à frente da concorrência”, alerta Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, Retail Tech especialista em inovação para o varejo.
Pensando em ajudar empreendedores dos mais diversos segmentos a faturar mais no Dia dos Pais, o especialista separou cinco dicas. Confira:
1 – Faça um planejamento
Dias explica que, antes de aplicar qualquer estratégia de vendas, é importante investir em um planejamento. “Um bom planejamento é fundamental para que os resultados aconteçam. Ele deve levar em conta tecnologias disponíveis, segurança, logística, produtos, atendimento personalizado e, por fim, o pós-vendas”.
2 – Invista em tecnologia
O público procura cada vez mais facilidades proporcionadas pela tecnologia e boas experiências de compra. Não ter a necessidade de se deslocar para buscar ou comprar um produto e consultar avaliações antes de decidir uma compra são algumas possibilidades.
“Investir em uma plataforma de e-commerce, sistema integrado de vendas, como o PDV, e implementar uma estratégia omnichannel são diferenciais para captar e reter mais clientes no Dia dos Pais, por que permite que o empreendedor ofereça uma melhor experiência de compra”, orienta Dias.
3 – Crie promoções e ofertas
Não é novidade que consumidores brasileiros são atraídos por preços baixos e descontos. Promoções podem ser decisivas no momento de escolha dos consumidores, e por isso ajudam a atrair e fidelizar novos clientes.
Dias recomenda focar nessas ofertas nos itens que mais se adequam às necessidades do público-alvo. “Essas ações promocionais podem ocorrer de diversas formas, como cupons de descontos e ‘leve dois e pague um’. Para o Dia dos Pais, o comércio pode optar por liberar descontos para os itens mais procurados nos sites ou os indicados por pesquisas para a data”.
4 – Garanta a segurança
Em meio a tantas incertezas na hora de comprar pela internet, especialmente em datas sazonais como o Dia dos Pais, quando golpes virtuais são mais frequentes, buscar estratégias de segurança proporcionará que clientes e potenciais consumidores tenham garantia de entrega do produto e transações financeiras protegidas.
“Contrate uma plataforma que faça uma atualização de permissão de acesso e implante meios que certifiquem a autenticidade e segurança da loja online. Esses pequenos ajustes serão um diferencial para uma estratégia efetiva do negócio”, propõe o executivo.
5- Analise o pós-venda
Com todas as orientações acima seguidas, é hora de analisar as métricas de todo o resultado que a estratégia trouxe ao negócio. “Recomendamos uma análise anual com todas as informações de campanhas realizadas na data, pois isso ajuda a definir ações futuras e o planejamento de outras estratégias de venda”, finaliza o executivo.