NAVEGANDO O FUTURO: SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!
Por David Antunes
No último dia (30), foi comemorado o “Dia Marítimo Mundial”, com o tema “Navegando o Futuro: segurança em primeiro lugar!” que tem o objetivo de promover a segurança no transporte marítimo, destacar a importância das indústrias marítimas para o comércio mundial e proteger o ambiente marinho. A cerimônia que, tradicionalmente, é realizada no CIAGA – Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, este ano aconteceu na histórica Ilha Fiscal e deu início com o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante, Carlos André Coronha Macedo que fez a abertura do evento, seguido pela Embaixadora da IMO, CLC Fabiana Duran e compareceram ao evento o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, o Ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra (Ref°) Mauro Cezar Rodrigues Pereira, e os Ex-Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra (RM1) Eduardo Barcellar Leal Ferreira e Almirante de Esquadra (RM1) Ilques Barbosa Junior e vários Almirantes de Esquadra, Vice-Almirantes, Contra-Almirantes e entre eles o Comandante do CIAGA, Álvaro Valentin Lemos, Comodoros e um dos presentes foi o Francisco César Monteiro Gondar, várias personalidades que dentre elas, estava o Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação e Presidente do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante, Sr Dino Antunes Batista e a equipe do Jornal Dr1 esteve presente.
A escolha do local para a celebração fez toda diferença de acordo com o Comandante.
“Achei excelente a escolha da Ilha Fiscal. É um lugar muito bonito, com um significado especial para mim, pois minha formatura na Escola de Guerra Naval foi aqui”.
O comércio marítimo tem um papel fundamental e, em momentos de crise, como no período da pandemia, se mostrou indispensável. 95% de todos os produtos passam por um porão de navio, já que o comércio brasileiro vive do mar e, sem o abastecimento marítimo, o país entraria em colapso.
O tema deste ano foi segurança pessoal, patrimonial e do meio ambiente.
“ O navio ainda não anda sozinho, e a responsabilidade dos marítimos é garantir que tudo ocorra com total segurança”, conta o Comandante.
A importância dos profissionais do mar para o comércio e a economia global, além de destacar o papel vital da Marinha Mercante no Brasil.
O transporte marítimo é responsável por mais de 80% do comércio mundial e por quase 3% das emissões mundiais de gases de efeito estufa. Por isso, a transição do transporte marítimo para a neutralidade de emissões de carbono é fundamental para o futuro do planeta. Encontros como esses são fundamentais para discussões e avanços no setor.