Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Dia Nacional do Quadrinho é celebrado

O Dia do Quadrinho Nacional é um dia comemorativo brasileiro celebrado em 30 de Janeiro. Esta celebração foi criada em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). Desde então, a entidade organiza o Prêmio Angelo Agostini, para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos.

O dia 30 de janeiro foi escolhido pois, nesta data em 1869, Angelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense, (1868-1875), aquela que é tida como a 1ª história em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte.

No mesmo ano, em 14 de março, em comemoração aos 50 anos do lançado do Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, foi instituído pela Academia Brasileira de Letras e pela Associação Brasileira de Imprensa, que essa data seria o “Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos”.

O colaborador do Jornal DR1  e quadrinhista Estevão Ribeiro lançou em 2021 um quadrinho sobre a biografia de Robert Jhonson, chamado “O cão da Encruzilhada”.

“A indústria de quadrinhos fornece grandes ideias e grandes histórias. E no Brasil, existem uma gama de profissionais. Hoje, os quadrinhos também entraram na categoria Jabuti, colocando de vez os quadrinhos nacionais na rota nacional das artes. Esse quadrinho conta a história de um grande músico propulsor do rock, reconhecido como pai do Blues, infelizmente teve uma carreira super curta. O quadrinho conta a biografia dele, mas mistura com misticismo, um pouco da fábula em relação à vida do músico”, explicou Estevão Ribeiro.

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença