Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

DiversiGames inaugura primeiro centro de formação com oficinas gratuitas de letramento digital e inglês, no Rio

DisersiGames-Fonte-ASCOM

Novo espaço atende 70 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, com inscrições já abertas

Uma nova iniciativa inclusiva pretende transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, moradores de favelas ou de outras localidades, pessoas com deficiência (PcD), negros e representantes da comunidade LGBTQIAPN+, que desejam aprender mais e atuar no segmento gamer (dos jogos eletrônicos).

Criado para promover o acesso à cultura dos jogos, da tecnologia digital e da inovação a grupos minorizados, seja por raça, gênero ou orientação sexual, o DiversiGames acaba de inaugurar o primeiro centro de formação em Benfica, na Zona Norte no Rio. O novo espaço atenderá desde crianças, a partir de 7 anos, até jovens de 18 anos, oferecendo oficinas gratuitas de letramento digital, que incluem cursos de Fortnite, Minecraft, Desenvolvimento de Jogos 2D, Scratch 3.0 e Creator (Criação de Conteúdo).

São 70 vagas em turmas de 10 alunos cada. Os cursos, ministrados em diferentes dias da semana, pela manhã e à tarde, tem 10 meses de aulas seguidas. Toda a metodologia de ensino e a estrutura da unidade foram adaptadas para Pessoas com Deficiência (PcD). Os alunos e alunas participantes do projeto também recebem aulas de inglês e reforço escolar.

“Estou adorando participar do projeto. Quando era mais nova, pensava em ser policial, mas agora quero ser influenciadora digital porque é o que gosto de fazer, me faz sentir bem e confortável. Faço o curso de criação de conteúdo para aprender mais e aperfeiçoar o que já produzo nas redes sociais”, conta Anna Sophia Nunes Paranhos, de 11 anos, que, não tem computador em casa e os únicos acessos que tinha feito foi no PC da cooperativa de taxi que a mãe trabalha.

“Sou moradora de uma comunidade de baixa renda, sou a parte central da minha família e a minha vida financeira é bem limitada. Então, quando surge um projeto que proporciona ao meu filho um curso de idiomas, um curso de programação e reforço escolar, que eu não poderia pagar fora daqui, é maravilhoso. Estou muito feliz porque meu filho aprende e tem a chance de realizar um sonho dele, de criar um jogo. É muito gratificante ver a alegria que meu filho quando chega em casa depois das aulas”, comemora Denise Paulino da Silva, moradora da comunidade do Tuiuti, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, e mãe de Micael da Silva, de 11 anos, aluno do curso de desenvolvimento de jogos.

As inscrições para os cursos já estão abertas e devem ser feitas presencialmente, com apresentação dos seguintes documentos: RG (ou certidão de nascimento) e CPF do participante, e do seu responsável, e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas no WhatsApp: +55 21 96738-9926. O centro de formação DiversiGames Benfica fica na rua Marechal Aguiar, 72 (Benfica – RJ).

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho