Jornal DR1

DR1 em Roterdã – Holanda

Arquivo Pessoal

Por Ana Maria Tourinho

A Casa da Cultura de Cabo Verde, em Roterdã – Holanda, acolheu, em dezembro, um evento marcante: a apresentação do livro “O Aprendiz de Meio Século”, escrito por Carlos Cardoso, poeta santomense, vice-presidente Executivo Mundial da Rede Sem Fronteiras, residente na cidade há 22 anos, bem como, a confraternização internacional de fim de ano da Rede Sem Fronteiras. A noite reuniu figuras ilustres, atividades culturais e literárias, celebrando a diversidade e a riqueza da cultura lusófona.

Entre os convidados, destacaram-se os líderes e membros oficiais da Rede Sem Fronteiras, como Dyandreia Valverde Portugal, presidente Mundial; Fábio Valverde Portugal, vice-presidente Geral Mundial; e Lúcia Boonstra, presidente do Núcleo dos Países Baixos. A lista de presenças incluiu ainda o embaixador de São Tomé e Príncipe, em Bruxelas, Dr. José Cassandra, os músicos Carlos Sousa (Cabo Verde) e Filipe Santo (São Tomé e Príncipe), representantes do grupo Mulheres Santomenses UK e uma plateia diversificada, com participantes vindos de países como Portugal, Reino Unido, Luxemburgo, Bélgica e várias cidades dos Países Baixos.

Foi uma noite memorável de cultura e reconhecimento. Tivemos apresentações musicais e entrega de Méritos Culturais e Moções de Congratulações, por parte da Rede Sem Fronteiras. A entidade aproveitou para divulgar e doar obras literárias de seus membros e coletâneas publicadas, além de compartilhar projetos em andamento e parcerias que visam promover a cultura e a literatura da comunidade lusófona globalmente.

            Levado pela Presidente Mundial da Rede Sem Fronteiras, Sra Dyandreia Portugal, o Jornal DR1 esteve presente em Roterdã,  exemplares foram disponibilizados, para que o público conhecesse e explorasse seu conteúdo.

O evento destacou a força da literatura e da cultura, meios de conectar comunidades lusófonas em diferentes partes do mundo. Iniciativas como esta reforçam a preservação e valorização das tradições culturais e literárias, mostrando que a arte e a palavra escrita têm o poder de unir, celebrar e perpetuar a identidade coletiva de um povo.

O encerramento da celebração ocorreu em clima de alegria, com jantar no restaurante brasileiro “O Rodízio”, em Roterdã. Foi um momento especial, os participantes comemoraram as conquistas literárias e culturais do evento, fortalecendo assim, laços e parcerias.

Confira também

Nosso canal