Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Drenagem linfática: benefícios para as gestantes

 

Por : Claudia Mastrange

Muito mais do que um procedimento estético, a drenagem linfática traz enormes benefícios à saúde, principalmente durante o verão, época em que o calor excessivo pode causar inchaço e retenção de líquidos. O procedimento, que ativa a circulação sanguínea e diminui o inchaço das pernas, pés e rosto eliminando o excesso de líquido através da urina, é também, um excelente recurso para a mulher no período da gestação>No entanto, alguns cuidados devem ser observados.

“Antes de mais nada, a drenagem linfática deve ser sempre realizada por um profissional especializado em massoterapia ou fisioterapia, principalmente porque os pontos a serem ativados, especialmente a barriga e as costas, são especialmente sensíveis para a gestante. Esses locais possuem regiões que, em uma drenagem mal aplicada, pode, inclusive, estimular ou provocar um parto prematuro”, diz Fabiana Garcia, da Clínica Sépua.

De acordo com a profissional, este tipo de procedimento é contraindicado nos primeiros três meses de gestação, porém, após esse período, se autorizado pelo médico, pode ser um  grande aliado às gestantes no que tange ao desconforto e dores provocados pelo inchaço e retenção de líquidos nas extremidades.

Adepta antiga  da drenagem, Carolina Samper, interrompeu a prática quando soube que estava grávida e retomou no sexto mês de gestação.  Ela, que  aguarda a chegada de Gabriela ainda para o mês de fevereiro, conta como a técnica tem sido benéfica neste período.

“O resultado é realmente maravilhoso, principalmente quando encontramos profissionais qualificados. A massagem é leve e tem sido muito importante, principalmente nesta reta final da gestação. O cansaço e o desconforto nas pernas  e nos pés diminuem consideravelmente”, comenta.

A drenagem linfática deve ser sempre realizada por um profissional especializado Foto: Anderson Borde

A estimulação dos gânglios linfáticos, além de diminuir o inchaço dos membros inferiores e promover o relaxamento, melhora sensivelmente a circulação sanguínea, baixando o risco de aparecimento das temidas varizes, ocasionando uma melhor nutrição dos tecidos e das células estimuladas.

A prática, recomendada também no pós parto, ajuda a eliminar o excesso de líquidos do organismo da mãe, melhorando suas defesas. A ingestão de líquidos e a caminhada regular, além de uma alimentação saudável, são importantes neste processo.

“ A drenagem é um procedimento que pode ser aplicado em qualquer situação. No caso específico das gestantes, são uma excelente opção para manter ativa a circulação. O uso de roupas confortáveis, a ingestão de líquidos e frutas, carnes magras e legumes, auxiliam ainda mais o resultado. Vivemos uma época do ano onde o calor, apesar de ser um inimigo da grávida, pode ser um fator que estimule a estas práticas pois a tendência é que a gente se alimente melhor”, afirma Fabiana Garcia

Ela também faz um importante alerta: “ antes de realizar a drenagem, consulte seu médico e saiba se você realmente pode fazer o procedimento – o ideal é que seja feito uma vez por semana. Gestações de risco, ou pacientes com insuficiência renal, hipertensão, trombose e doenças relacionadas com o sistema linfático não devem fazer uso da drenagem”, reitera.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias