Não só no mês do orgulho, promover um ambiente seguro e acolhedor para pessoas LGBTIA+ é de extrema importância e urgência, além é claro, de oferecer oportunidades de trabalho e fomentar a inclusão e permanência de colaboradores deste grupo minorizado.
Confira as principais iniciativas da Gerdau, 3M no Brasil e Mondelez Brasil:
Gerdau
Maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, a Gerdau conta com um Grupo de Afinidade, atuante desde 2020, oferece benefícios relacionados à parentalidade também para casais homoafetivos e possibilita a alteração de nome social nos sistemas internos, como e-mail, crachá e outros).
Entre outras ações realizadas, conta com banco de talentos com book de apoio para líderes e RHs, realiza campanhas de comunicação interna, módulo de capacitação de aprendizagem sobre o tema LGBTIA+ que, inclusive, é aberto para todos os públicos e programa de Apoio e Acolhimento com serviço psicossocial e jurídico de temas LGBTIA+ para colaboradores e familiares.
3M no Brasil
Desde 2016 a companhia de tecnologia diversificada, é signatária dos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTIA+. Em 2022 a 3M apoiou a Parada LGBTIA+ de Campinas (SP,) com patrocínio e incentivo para que seus funcionários e colaboradores participassem do evento.
Ainda em 2016 criou o grupo de afinidade LGBTIA+, formado por dezenas de aliados internos, entre funcionários e colaboradores, que têm como objetivo apoiar a diversidade, melhorar as relações humanas e educar o público interno para criar um ambiente inclusivo, respeitoso, seguro, saudável e com oportunidades para todos. Entre outras ações: possui um programa para recrutar de forma mais plural, criação de políticas internas que apoiam o uso do nome social, direitos de união civil e adoção de filhos por casais do mesmo gênero que adotam ou obtêm a guarda judicial de criança ou adolescente, com aplicação de 120 dias de licença maternidade; adaptação de banheiros unissex; reuniões mensais de grupo e apoio da alta liderança; e oferece canal de denúncia interno para que todos os funcionários possam se manifestar e se sentir protegidos e apoiados.